Prefeitura prepara instalação de ouvidoria do SUS

A previsão é de que a Ouvidoria SUS esteja em pleno funcionamento ainda no mês de agosto, das 8h às 14h.

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A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, já iniciou o processo de instalação da Ouvidoria SUS. Dentro de duas semanas, o setor estará funcionando para o recebimento de reclamações, solicitações, denúncias, pedido de informações e elogios, referentes ao trabalho prestado através do Sistema Único de Saúde na cidade de Passo Fundo.

Segundo a ouvidora SUS da cidade, Miriam Margarete de Farias, o plano de ação já foi aprovado pelo Ministério da Saúde e, no momento, toda a equipe passa pelo processo de capacitação. “A instalação da Ouvidoria busca suprir as demandas, ter um sistema informatizado que registra as queixas para que sejam, de fato, feitas as melhorias necessárias. Neste sistema, além de receber e encaminhar demandas, é possível elaborar relatórios para um controle efetivo do que está acontecendo nas unidades de nosso município”, esclarece a ouvidora.

Conforme ressalta o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, a instalação da ouvidoria para este fim é uma forma de aprimorar o trabalho feito através do SUS. “Esta é uma maneira justa de avaliar o sistema, pois permite a quantificação de queixas por local, por profissional, de maneira que faremos uma escuta qualificada do usuário do SUS em Passo Fundo", comentou.

A previsão é de que a Ouvidoria SUS esteja em pleno funcionamento ainda no mês de agosto, das 8h às 14h. Uma sala estará disponível para a população realizar reclamações de forma presencial, junto à Secretaria de Saúde. Ainda, é possível ligar na central de atendimento 136 ou, também, no 3316-1000, solicitando o setor. Para encaminhar mensagens através da internet, haverá um link no site da Prefeitura. Também será possível encaminhar e-mail para [email protected]. A comunidade pode mandar carta para a Secretaria de Saúde (aos cuidados da Ouvidoria), no endereço Rua Paissandú, 1052, centro, Passo Fundo-RS.

Todas as demandas recebidas pelo setor geram um protocolo de atendimento, para que o andamento possa ser acompanhado pelo solicitante ou  responsável.

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