A Praça da Mãe, em frente ao Colégio Fagundes dos Reis, já é tradicionalmente conhecida pelas rodas de chimarrão nos finais de tarde. Na manhã desse domingo, 18, foi o palco para a II Manifestação Crueldade Nunca Mais, promovida pelo ComPata, Comitê Passo-Fundense de Tutela Animal, e reuniu cerca de 150 pessoas entre ONG’s, entidades e protetores independentes dos animais.
A manifestação iniciou por volta das 10h da manhã. Placas e cartazes com frases de repúdio ao mau trato a animais rodearam a Praça da Mãe enquanto, pouco a pouco, os primeiros apoiadores chegavam. De forma pacífica, ONG’s e donos de animais puderam trocar experiências e, acima de tudo, mostrar a movimentação da cidade contra condutas de maus tratos.
Para concretizar as ações e levantar o assunto no poder público, o ComPata entregará, na manhã dessa segunda-feira, uma carta que rejeita as mudanças na lei que abrandam as penalidades a quem comete algum tipo de violência contra animais ou meio ambiente. Um dos trechos da carta diz que o “retrocesso é intolerável. É preciso que hajam penalidades ainda mais graves para condutas contrárias à proteção do meio ambiente e dos animais”. Ainda na carta, os ativistas se mostram unidos em, no mínimo, manter o que, hoje, já foi conquistado como, por exemplo, multas e penalidades para quem maltrata ou abandona animais.
Além da carta e da troca de experiências, a manifestação apoiou, ainda, o Projeto de Lei 03/2013 do vereador Eduardo Peliciolli que propõe o fim da circulação de carroças em Passo Fundo. O apoio, segundo os organizadores da manifestação, é uma forma de conscientizar não só a população, mas, também, outros vereadores para que estes aprovem o projeto.
A primeira manifestação aconteceu em janeiro de 2012, onde o Brasil inteiro se reuniu em prol da causa. Depois, em maio do mesmo ano foi feito o Pedágio Nacional de Coleta de Assinaturas – com mais de 1.000 assinaturas coletadas pelo ComPata, o documento foi enviado à organização nacional do evento que após reunir as assinaturas de todo o país enviou o abaixo assinado para o Congresso Nacional onde está em andamento a reforma do Código Penal brasileiro.