Livros e revistas ultrapassaram os muros da Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp, no bairro Hípica, em Passo Fundo. Neste mês de agosto, a comunidade ganhou uma biblioteca itinerante, através do projeto Viagem da Leitura, criado pelos alunos, funcionários e professores da escola. Expositores foram instalados em mercados, salões de beleza, lojas e unidades de saúde para que a leitura fique mais próxima dos moradores. Um exemplo positivo para a Capital Nacional da Literatura, na semana que antecede a Jornada de Literatura.
Lançado no último dia 12 de agosto, a biblioteca itinerante pretende incentivar a leitura e ser uma opção de lazer na comunidade. É só escolher o livro, a revista ou o gibi e levar para casa gratuitamente. Depois de ler, a devolução pode ser feita em qualquer um dos estabelecimentos que tenha um expositor Viagem da Leitura. Caso o leitor queira ficar definitivamente com o livro é só doar outro em troca.
A estudante Alessandra Teixeira, 14 anos, não vai ao mercado apenas para fazer compras, agora ela tem outros motivos. O expositor com diversos tipos de leitura na porta de entrada do estabelecimento virou parada obrigatória para muitos clientes. “É muito cômodo ter um expositor aqui no mercado. Podemos ler, trazer de volta e pegar outro. É difícil a gente ir até a biblioteca do centro. Hoje vou pegar uma revista que divulga a história do Brasil e do mundo e tem um monte de figuras”, disse Alessandra.
A logomarca do projeto foi desenvolvida na disciplina de Artes e escolhida por toda a comunidade, através de votação pela Internet. “A logo tem um livro aberto como se fossem asas. Queremos que a leitura crie asas. Conhecemos muito mais o mundo através da leitura”, salientou a diretora da Escola Daniel Dipp, Leonise Colla.
Salão de beleza também é espaço para incentivar a leitura
A proprietária de salão de beleza, Eliane Drehmer, de 45 anos, ficou entusiasmada com o expositor de leituras na parede do estabelecimento. “É ótimo ter um expositor aqui. Incentiva as pessoas a ler mais. A leitura é muito importante na nossa vida. Várias clientes já leram e levaram pra casa. Ficou mais fácil o acesso à leitura”, declarou Eliane.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já
Conheça aqui os presidentes das Associações de Moradores de Passo Fundo em atividade. O material será atualizado a cada semana. |