A pedido do prefeito Luciano Azevedo, a secretaria de planejamento encaminhou no final da semana passada um ofício ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) solicitando uma análise sobre a possibilidade de reverter a retirada do estacionamento na Avenida Moacir da Mota Fortes, no Bairro Vera Cruz. A remoção das vagas ocorreu há três semanas com a implantação das mudanças no trânsito no bairro, que fazem parte do Anel Viário, projeto financiado pelo BID.
Desde a mudança, comerciantes da região já realizaram três protestos com o objetivo de pressionar as autoridades para autorizar o estacionamento no trecho da Avenida, entre o Cemitério da Vera Cruz até o módulo da Brigada Militar. Eles afirmam que a queda nas vendas após a proibição do estacionamento nos dois sentidos da via chegou a 90%.
Segundo o engenheiro civil e coordenador de trânsito e transporte da Secretaria de Planejamento, Gustavo Heurich, não há prazo para que o BID analise a reivindicação dos comerciantes. “Encaminhamos a consulta ao Banco, via ofício. Agora é necessário aguardar o retorno desse ofício ou até mesmo uma visita dos técnicos ao município”, esclareceu. A equipe do BID realiza visitas periódicas ao município para tratar não somente do projeto do Anel Viário, como também de todo o Programa de Desenvolvimento Integrado, que envolve o Plano Urbanístico e de Desenvolvimento Econômico. A última missão ocorreu no início de julho
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já