Instituída por lei municipal, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, começou a programação ontem (21), com atividade na praça Tamandaré. Com a participação de representantes de todas as entidades que fazem parte do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Compede), promotor das atividades, o evento reuniu um grande número de pessoas e teve como foco a conscientização da população a respeito dos direitos da pessoa com deficiência.
De acordo com Rosângela da Cruz, presidente do Compede, o Conselho viu na data uma oportunidade de divulgar para a comunidade a luta das entidades. “Reunimos aqui na praça todas as entidades com o objetivo de esclarecer para a população o que são as deficiências físicas, motoras, intelectuais, porque sabemos que ainda existe preconceito”, salienta.
A presidente salienta também que as entidades buscam o cumprimento de metas de políticas públicas que contemplem este público tanto nas áreas da educação, como no trabalho, na saúde, no lazer e na acessibilidade. “Para que Passo Fundo seja uma cidade de todos, precisa de várias adequações para acessibilidade. Digo uma cidade de todos, pensando nas crianças, nos idosos, nos cadeirantes, nos cegos. Muitas pessoas ainda sentem dificuldade para conseguirem se locomover e esse tema, a acessibilidade, é uma de nossas metas”, destaca Rosângela.
Uma das atividades desenvolvidas para a conscientização da população, e que foi realizada na tarde de ontem, é o que Rosângela chamou de sensibilização. “Convidamos algumas pessoas que passaram por aqui para colocar uma venda nos olhos e usar uma bengala, para se colocar no lugar de uma pessoa cega que precisa andar até a esquina. Também trouxemos uma cadeira de rodas e fizemos um convite para que sentassem e tentassem se locomover. A ideia é que a pessoa se colocasse no lugar de alguém com deficiência”, explica.
Programação
As atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência seguem hoje, às 19h, na Imed, quando acontece a exibição de um filme e posterior debate sobre o tema. O filme a ser apresentado é Como Estrelas na Terra e terá como debatedores o professor Hercílio Fraga de Quevedo, mestre em Literatura da PUC/RS, e com a psicóloga Susie Graziottin, especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica, do Instituto Contemporâneo, de Porto Alegre.
No dia 27 de agosto, terça-feira, a programação segue com sensibilização na Câmara de Vereadores, atividade proposta e que será desenvolvida pela vereadora Claudia Furlanetto. A sensibilização acontece em dois momentos: às 9h e às 14h.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já