OPINIÃO

Fontes em Off - 22/08/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Açudes
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria do Interior, está realizando o cadastramento dos açudes da cidade. Seguindo a orientação do novo Código Ambiental, todos os açudes localizados em APPs (Áreas de Preservação Permanente), devem ter licenciamento. De acordo com a secretária Liliane Rebechi, do Interior, até o momento foram realizadas mais de 260 visitas técnicas, nas propriedades dos distritos de Pulador, Bela Vista, Bom Recreio e Santo Antônio do Capinzal. Ao todo, já foram cadastrados 550 açudes, sendo que aproximadamente 95% destes encontram-se em APPs. Os próximos distritos a serem visitados serão Sede Independência e São Roque. Após a visita e o cadastramento em todos os distritos, será encaminhada a licença ambiental dos açudes.

Fogo simbólico
O 3º RPMon sediou a solenidade de recebimento do Fogo Simbólico, na 76ª edição da “Corrida do Fogo Simbólico”. O Fogo Simbólico ficará sob guarda do Regimento até seu deslocamento ao altar da Pátria, no próximo dia 1° de setembro, momento em que se dará a abertura da Semana da Pátria 2013.

Parceria
A coordenadora administrativa da empresa Italac, com sede em Passo Fundo, Luciana de Barros, esteve ontem no Jornal O Nacional, oportunidade em que foi recebida pelo gerente executivo da empresa Marco Torres. A Italac é, mais uma vez, parceira do Grupo O Nacional na Jornada Nacional de Literatura. 

Recuperação de crédito
O indicador de Recuperação de Crédito, obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do SCPC nacional, avançou 3,6% em julho de 2013 em relação a junho, descontados os efeitos sazonais. Na comparação do acumulado dos últimos sete meses com o período equivalente em 2012, a recuperação de crédito cresceu 4,2%. Confrontando-se os resultados dos últimos doze meses (ago/12 a jul/13) aos doze anteriores (ago/11 a jul/12), a variação é de 7,1%. A presidente da CDL Passo Fundo Zoila Medeiros destaca os dados locais. “Embora em Passo Fundo a evolução esteja menor, de 1,07%, estamos antevendo uma elevação continua deste índice tão importante para o varejo, pois além de elevar o caixa das empresas com os pagamentos, devolve inúmeros clientes ao mercado” explica.

Ferrovia
A Frente Parlamentar em Apoio à Ferrosul e Ampliação e Qualificação das Ferrovias no Rio Grande do Sul realiza audiência pública que vai debater a implementação da Ferrovia Norte-Sul e seus impactos econômicos e sociais na região. A audiência acontece na sexta-feira (23), a partir das 9h30, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Consumidor
Assuntos como ações de consumo e dano moral coletivo, processo administrativo consumerista, proteção do consumidor como direito e garantia fundamental estarão em pauta no VII Seminário Nacional de Defesa do Consumidor, II Seminário Internacional de Defesa do Consumidor e V Encontro Regional de Procons, a serem realizados pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Direito e projeto Balcão do Consumidor. A temática central dos eventos será Os desafios do hiperconsumismo. As atividades acontecem nos dias 04 e 05 de setembro, no Auditório da Faculdade de Direito, Campus I. A programação inicia às 14h do dia 04/08 e pode ser conferida no site www.upf.br, link Eventos e Cursos. As inscrições devem ser feitas pelo site da UPF, no valor de R$ 30,00. O evento é coordenado pelos professores da Faculdade de Direito Liton Lanes Pilau Sobrinho e Rogério da Silva.

Mais professor
O Ministério da Educação (MEC) quer levar professores a escolas onde faltam docentes em ação semelhante ao Mais Médicos. O Mais Professores faz parte do Compromisso Nacional pelo Ensino Médio, apresentado ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na Câmara dos Deputados. A criação do programa já havia sido comentada antes pelo ministro, mas é a primeira vez que é apresentado em detalhes.

Mensalão
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a pena do ex-deputado federal Bispo Rodrigues (PL-RJ), atual PR, na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele foi condenado a seis anos e três meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.  O placar final ficou 8 a 3 pela manutenção da pena. O julgamento do réu foi retomado ontem, após ter sido interrompido pelo bate-boca entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, na semana passada. Bispo Rodrigues foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber R$ 150 mil do esquema. Segundo o MPF, o saque foi feito em uma agência do Banco Rural, em dezembro de 2003.

 

Gostou? Compartilhe