Chuva e temperaturas baixas no final de semana

Frente fria que chegou na noite de quinta-feira foi acompanhada de fortes descargas elétricas e vento de até 40km/h

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O início das atividades da 15ª Jornada Nacional de Literatura deve ser acompanhado de frio e chuva. A previsão do tempo para o final de semana, quando uma série de eventos paralelos à movimentação cultural será realizada, é de temperaturas mínimas de até 6ºC e chuva. A frente fria que chegou na noite de quinta-feira trouxe chuva já na madrugada de sexta-feira acompanhada de fortes descargas elétricas. Conforme registros da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, embora um temporal tenha atingido o município, a maior rajada de vento foi de 40Km/h. 

O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio explica que o ar seco e quente que predominava na região elevou as temperaturas até 27ºC na quinta-feira. Já na sexta, a mínima registrada foi de 7ºC devido a entrada da frente fria. O volume de chuva da madrugada até às 9h da manhã de sexta foi de 32 mm elevando o acumulado para 192,8mm que superou a média histórica para o período de 187,8mm, contrariando os prognósticos de que agosto deveria ter precipitação abaixo da média. “Esse volume ainda vai aumentar devido a chuva no final de semana, mas é preciso destacar que essas chuvas não são bem distribuídas. Dependendo do local pode ter chovido mais ou menos”, explica Sampaio destacando que durante a madrugada de sexta pode ter ocorrido inclusive queda de granizo em alguns locais. “Deve ser a ultima passagem de chuva e instabilidade pela região neste mês”, complementa.

O sábado inicia com temperatura mínima de 6ºC, mas devido a instabilidade ela sobe aos 16ºC durante o dia. As condições serão favoráveis à ocorrência de chuvas moderadas a fortes, com acumulados significativos, trovoadas e rajadas de vento entre 60km/h e 90km/h em áreas isoladas no norte do Estado. No domingo as condições meteorológicas permanecem. As temperaturas oscilam entre 8ºC e 16ºC, com uma queda brusca à noite. A segunda-feira ainda inicia com chuva fraca ou formação de nevoeiro, mas deve melhorar no decorrer do período devido a entrada de uma massa de ar de origem polar. A mínima fica em 5ºC e a máxima não deve passar dos 10ºC.

Abertura da Jornada
Na terça-feira, quando iniciam as atividades da 15ª Jornada Nacional de Literatura, deve ocorrer formação de geada em toda a região do planalto. A temperatura mínima deve ser de 0ºC e a máxima não deve passar dos 12ºC. O céu fica claro a parcialmente nublado. Na última Jornada, em 2011, choveu em praticamente todos os dias, o que não deve se repetir neste ano. No entanto as baixas temperaturas serão parecidas com as daquele ano de acordo com Sampaio.

Gostou? Compartilhe