A Escola Estadual de Ensino Fundamental Salomão Iochpe, localizada na vila Cruzeiro, em Passo Fundo, lançou na sexta-feira (23), um projeto que pretende disseminar a paz na instituição e na comunidade onde ela está inserida. Com o tema “A não violência - Por uma cultura de paz”, a escola realizará durante todo o ano uma série de atividades envolvendo os alunos, funcionários da escola, pais e comunidade em geral.
A ideia do projeto surgiu durante um curso de formação de professores no início deste ano e as primeiras ações já começaram através de oficinas, atividades de lazer e esporte. Ao longo do ano, serão feitas mesas redondas para debater o tema, teatro e contação de histórias. “Nossa escola está inserida em uma vila que às vezes é destaque em violência. A nossa preocupação era fazer algo para atingir toda a comunidade. Também queremos fazer com que os alunos pequenos mudem a maneira de pensar e agir e valorizem a escola, a família e a comunidade. Achamos esta é a forma de desenvolver a paz”, disse a diretora da escola Margarete Zanon.
O professor de Língua Portuguesa, Roberto Paranhos, ressaltou que o projeto será inserido em todas as disciplinas, envolvendo alunos e funcionários da escola. Um dos fatores que também contribuiu para a escolha do tema é a proximidade que muitos alunos têm com o comércio de drogas no bairro. “É um projeto que pretende diminuir a agressividade dos alunos, combater a violência e trabalhar a prevenção das drogas”, ressaltou o professor.