Uma reunião realizada na sede da Academia Passo-fundense de Letras entre as entidades participantes e a Comissão Organizadora da Semana da Pátria, ocorrida na tarde de sexta-feira (23), definiu alguns detalhes do desfile que ocorrerá no dia 7 de setembro, sábado, a partir das 8h, na avenida Sete de Setembro. Conforme o que foi debatido na reunião, as primeiras entidades a desfilarem serão as militares, depois seguem os grupos de idoso, os escoteiros e, por último, as escolas. Uma das novidades nas participações será a Apae, que este ano vai para a avenida com seus alunos e usuários.
Além da ordem do desfile, foi definido durante a reunião a organização do trânsito para o dia, que ficará à cargo da Guarda Municipal e a disponibilização de ambulâncias para os casos de emergências. Os locais de concentração de cada entidade também foram determinados.
As atividades alusivas à Semana da Pátria começam no dia 1º de agosto, com revista às tropas, feita pelo prefeito municipal e pelo presidente da Liga de Defesa Nacional, tal como acontece todos os anos. Também deverá ocorrer solenidade de abertura das festividades no Altar da Pátria.
Este ano, cinco temas norteiam os desfiles. Em nível nacional, o tema é José Plácido de Castro. No Estado, o tema é o centenário do escotismo no Rio Grande do Sul. Já os temas municipais são as Jornadas de Literatura, os 55 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tocchetto e os 45 anos da Universidade de Passo Fundo.