Chuvas deixam Defesa Civil em alerta

Algumas regiões registraram alagamento e há desabrigados

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chuva ininterrupta que atingiu o Estado no final de semana deixou mais de 600 pessoas desalojadas. Agentes da Defesa Civil do RS auxiliam os municípios gaúchos atingidos no atendimento emergencial à população. As cidades afetadas são Lajeado, São Sebastião do Caí, Parobé, Taquari, Estrela, Encantado e Porto Alegre. As equipes monitora os rios. Os que mais preocupam são o Rio Caí, Taquari e Paranhana. Três pontes foram interditadas: uma em Coptiporã, outra em Arvorezinha e mais uma em Anta Gorda. A ERS-470, em Bento Gonçalves e a ERS-129, em Colinas estão interditadas. Existe uma pessoa desaparecida e uma ferida em São Francisco de Paula. Apesar da gravidade, não há registro de vítimas fatais durante o evento. 

Tempo chuvoso deve predominar durante toda a segunda-feira e, na terça-feira, o dia deverá iniciar encoberto, com nevoeiro, podendo acontecer pancadas esparsas de chuva, mas o sol deve predominar ao longo do dia. A frente fria que chegou na quinta-feira, 22, trouxe até as 9h de domingo, um acumulado de 152 mm em Passo Fundo. As informações, de acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo Inmet, Ivegdonei Sampaio, são da estação automática do Inmet. Ele lembra que a média de chuvas para o mês de agosto são 187,8 mm. Antes do avanço dessa frente fria, o volume acumulado já tinha chegado a 182 mm. Com a precipitação registrada nos últimos quatro dias o volume pluviométrico quase dobrou. Essa frente fria, segundo Sampaio, deve ser a última do mês de agosto. Apesar das chuvas continuarem hoje, a semana terá predomínio de sol e ter frio intenso ao amanhecer e formação de geadas deve acontecer a partir da quarta-feira em praticamente todo o Estado. Apenas a região litorânea não deverá ter a formação.

Previsão para a semana
Hoje, o dia será de frio intenso, com temperatura mínima de 6°C e a máxima não passa dos 8°C. Na terça-feira, as temperaturas deverão registrar as mesmas de segunda-feira, mas sol deverá predominar na maior parte do dia. Na quarta-feira as temperaturas entram em declínio, a mínima deverá ser de 2°C ao amanhecer. A presença do sol eleva as temperaturas e as máximas podem chegar aos 15°C. Na quinta-feira, a mínima se eleva podendo registrar 5°C e máxima chegando aos 18°C. Já a sexta-feira terá temperaturas um pouco mais agradáveis registrando mínima de 8°C e máxima de 21°C. De acordo com Sampaio, a ocorrência de manhãs mais frias ao longo dessa semana se deve ao resfriamento noturno. Já as tardes com temperaturas agradáveis se dão em virtude do predomínio do sol.

Gostou? Compartilhe