Os integrantes da Associação Passo-fundense de Cegos (Apace) receberam da Prefeitura de Passo Fundo um novo espaço para suas atividades, em cerimônia na tarde desta segunda-feira (26). A ação representa uma nova fase para o grupo, que lutava há anos por melhores condições. “Hoje é um dia de comemoração e, embora este seja um ato simples, representa um passo muito importante. Desde março vínhamos buscando esta melhoria para a Apace, que nos apresentou um problema real. Este é um direito das pessoas, uma conquista da comunidade”, destacou o prefeito Luciano Azevedo.
A necessidade de realizar atividades multidisciplinares e proporcionar uma melhor qualidade de vida dos deficientes visuais foi a motivação para a mudança. A nova casa conta com 13 peças, tamanho suficiente para dinamizar os trabalhos de inclusão realizados pela associação. Atualmente, a entidade atende 160 associados, número que deve aumentar com a estrutura da nova sede. A vereadora Claudia Furlanetto (PT) lembrou todas as lutas em busca de estrutura da entidade. “Este é um dos melhores investimentos que o prefeito Luciano já fez. Eu acompanhei, pelo menos, 11 anos dos 14 anos de luta da Apace por uma nova sede, que possa atender as necessidades de crianças e adultos que tem deficiências visuais e múltiplas. Este ato é muito merecido”, finalizou.
O presidente da Apace agradeceu a oportunidade e externou a felicidade de todos os associados. “Foram 14 anos de luta e hoje estamos tranquilos por poder receber mais pessoas em nossa nova sede. Tínhamos em nossa antiga sede uma estrutura deficitária e que não nos possibilitava atender toda a nossa demanda. Agra, poderemos atender não só os adultos, mas também as crianças”, ressaltou.