Greve
A greve do magistério não deve ser um movimento apenas dos professores e sim da sociedade. Os prejuízos são infinitos, pois a educação é o espirito da comunidade. Quando as escolas estão bem e os professores valorizados e respeitados a sociedade também vai bem. Temos historicamente salários achatados e muitos profissionais da educação são obrigados a trabalhar 40 e até 60 horas por semana para manter o mínimo de dignidade.
Greve II
Dar aula não é apenas chegar à escola. Dar aula e estar sempre estudando e qualificando-se e muitas vezes estar corrigindo provas e preparando aulas. Esta bandeira deve ser de todos nós e não apenas dos profissionais da educação. A sociedade deve urgentemente assumir este papel de cobrar e exigir dos governos uma politica séria e de resultados para a educação gaúcha.
Eleições
Em 2014 teremos eleições e será o momento de fazermos um pacto. As entidades de classe dos empregadores e empregados assim como as entidades comunitárias deve exigir de todos os candidatos um resgate salarial dos profissionais da educação. Não se avança sem debate e muito menos sem conflito. Temos que tirar os candidatos da zona de conforto e exigir dos Governadores, mas também dos legisladores. Que tal a assembleia não votar mais nenhum projeto sem antes debater e viabilizar o pagamento do piso? Que tal não votar mais nenhum projeto sem antes resolver a questão do magistério? Nós mesmos devemos sair da zona de conforto de acreditar que as coisas acontecem sem mobilização.
Eleitores
Na hora do voto elegemos e damos aos eleitos uma procuração em branco que pode ser renovada ou não de quatro em quatro anos. O que podemos fazer durante este tempo é fiscalizar através dos mecanismos legais e cobrar dos eleitos ações e projetos. No caso da educação os pais devem se preocupar com a educação dos seus filhos e isto vai além de nossas casas. Temos que como pais e eleitores exigir politica de valorização da educação e principalmente dos agentes que constroem a mesma, ou seja, os professores.
Criticas
Desta forma não adianta criticarmos a greve ou defendermos que não é época, pois certamente não existe tempo para exigir uma educação de qualidade. Há muito que o magistério reivindica melhorias e a sociedade assiste passivamente os movimentos sem se agregar e somar esforços. Temos que cobrar apoiar e com certeza só descansarmos quando efetivamente se obtenha resultados concretos. A educação é dever do estado e responsabilidade de todos nós.
Pais
Temos que apoiar. Usar as redes sociais, imprensa, bate papo no trabalho, em casa e divulgar a situação critica do magistério e das condições salariais dos nossos professores. Falar com nossos filhos e destacar a importância do professor e do quanto devemos respeitar este profissional que faz a diferença na vida de todas as pessoas. Dar atenção a este assunto tanto quanto damos atenção ao capitulo da novela das oito qual a maldade que o Felix vai fazer para ser diretor do hospital e qual será o campeão este ano, Inter ou Grêmio. Nos preocupamos mais de quem será o técnico da seleção do que o desempenho do secretário Estadual de educação. Cobramos da diretora da escola, mas fazemos a festa quando um governante chega a nossa comunidade apenas com promessas. Exigimos do presidente da associação de moradores que trabalha como voluntário, mas esquecemos de cobrar do politico eleito e remunerado com nosso dinheiro. Está na hora de acordar e com nossas ações fazer a diferença; cada um ao seu modo e no seu espaço pode mudar a realidade e construir um estado melhor.
Responsabilidade
Quero registrar o exemplo de algumas associações que na oportunidade de votar no orçamento de suas comunidades optaram pela educação e com isto garantem melhorias para suas crianças. Cohab II votou no orçamento cidadão e garantiu a coberta na escola mundo da criança. Na Vila união a creche amizade esta sendo ampliada pela união das associações de moradores da Operaria, Boqueirão, independente. Na Vila Alvorada as nove associações de moradores aprovaram como prioridade número um a ampliação da creche Francisco Biachini. Na Vila Carmem a União com a Tupinambá garantiu a ampliação da escola Coronel Lolico. Parabéns Presidentes de bairros que mesmo sem o reconhecimento devido fizeram o dever de casa e dão exemplo de cidadania e responsabilidade com o futuro de nossas crianças.