Terminal de Combustíveis retoma operações

Ipiranga funciona provisoriamente desde a última quinta-feira (29)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Terminal de Combustíveis, instalado no Distrito Industrial de Invernadinha, em Passo Fundo, retomou o abastecimento dos caminhões-tanque. A empresa Ipiranga, que administra o local, ganhou uma liminar para funcionar provisoriamente. A decisão foi da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Tânia Regina Silva Reckziegel. O Terminal, que abastece 137 municípios do Rio Grande do Sul e 66 municípios de Santa Catarina, foi interditado pela fiscalização do Ministério Público do Trabalho, no dia 14 de agosto, sob a justificativa de que o carregamento de combustíveis, realizado pelos próprios motoristas, oferecia graves riscos à saúde dos trabalhadores. 

Em nota, a empresa Ipiranga informou que o Terminal reiniciou as operações na quinta-feira (29) com base na decisão tomada pelo Tribunal Regional do Trabalho. A empresa afirmou que todas as providências estão sendo adotadas no sentido de restabelecer o atendimento dos municípios abrangidos por este pool nos próximos dias.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte de Combustíveis, Raul Stadel, uma das justificativas da desembargadora para conceder a liminar favorável à empresa Ipiranga foi a preocupação com a falta de combustíveis, já que o polo de Canoas foi atingido pela enchente registrada nas últimas semanas. Mesmo assim, o sindicato não é favorável à decisão afirmando que o trabalho oferece riscos à saúde dos caminhoneiros que ficam expostos ao benzeno, que é uma substância tóxica, encontrada na gasolina. Esta substância é cancerígena e provoca sonolência, tontura e dor de cabeça.  “Defendemos que a empresa contrate os operadores capacitados”, disse Stadel.

Gostou? Compartilhe