Paradas de ônibus
A Prefeitura de Passo Fundo iniciou na segunda semana de agosto, através da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, a instalação de abrigos nas paradas de ônibus da cidade. Segundo o secretário Cristiam Thans, responsável pela pasta, a secretaria recebeu da comunidade mais de 40 solicitações para colocação de abrigos. Até o momento, já foram substituídos 32 abrigos. A substituição de paradas começou pelo Parque da Roselândia, onde foram colocados os primeiros abrigos. O serviço segue sendo realizado. A ideia é que Prefeitura instale até o final do ano cerca de 200 abrigos. “Muitas paradas de ônibus não têm abrigos, o que dificulta a situação das pessoas principalmente em dias de chuva. Estamos trabalhando para solucionar este problema”, finalizou Cristiam.
Cheias no Estado
Conforme o mais recente boletim da Defesa Civil, divulgado no domingo, o número de pessoas atingidas pelas cheias da última semana no Rio Grande do Sul diminuiu para 11.127. No levantamento anterior, de sábado (31) à noite, eram 12.081. O balanço registra ainda 9.566 desalojadas e 1.560 desabrigadas, além de um ferido e três óbitos. Durante o domingo (1º) e a segunda-feira (2), a Defesa Civil realiza força-tarefa para ampliar a coleta de donativos no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). O objetivo é arrecadar principalmente roupas, colchões, cobertores, fraldas descartáveis, alimentos, material de higiene e limpeza, além de reforçar a Campanha do Agasalho no Estado - a mobilização visa garantir doações às pessoas desalojadas e desabrigadas pelas cheias. Informações pelo telefone (51) 8443-7446 e (51) 3288-6781.
Questões indígenas
O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e o chefe de Gabinete do Governador, Ricardo Zamora, concederão entrevista coletiva, às 11h30, no gabinete da Casa Civil, para anunciar ações relativas às questões indígenas no Estado.
Tecnologia
Cerca de 2 mil carteiros de todo o país já estão utilizando smartphones para atualizar em tempo real as informações sobre a entrega de encomendas. Na primeira fase, os equipamentos são usados para o serviço Sedex 10, mas a previsão é que a ferramenta seja utilizada para os demais serviços de entrega registrada. Os carteiros estão usando o sistema nos 14 estados onde o Sedex 10 está disponível: Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará e Espírito Santo, além do Distrito Federal. A segunda fase do projeto, em processo de contratação, prevê a utilização da ferramenta para os demais serviços de entrega sob registro. Com o uso do aplicativo pelo carteiro, o cliente tem informações na internet no exato momento em que a entrega ocorre. A previsão dos Correios é investir R$ 3 milhões até o fim do ano com a implantação de sistemas, a compra de softwares e tecnologia da informação e o treinamento de funcionários.
Jejum
O papa Francisco decretou no domingo (01), durante a oração do Angelus, um dia de jejum e oração em todo o mundo, a ser realizado no sábado (7), pela paz na Síria e em todo o Oriente Médio. “Que o grito se eleve com força por um mundo de paz e não à guerra!", disse o papa em apelo feito perante milhares de pessoas que assistiam à oração de domingo na Praça São Pedro, em Roma. Ele convocou para a vigília no dia 7 de setembro, entre as 22h e a 0h (hora de Brasília), cristãos, fiéis de outras religiões e mesmo os que não são crentes.
Nelson Mandela
A Presidência da África do Sul divulgou comunicado ontem (1) informando que o ex-presidente do país Nelson Mandela deixou o hospital no domingo e foi para sua casa em Joanesburgo, onde continuará a receber cuidados intensivos. O anúncio foi feito um dia depois de as autoridades terem negado relatos de que Mandela havia recebido alta. A declaração do governo diz que a condição de Mandela permanece crítica e, no momento, instável. O primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul estava no hospital desde junho com uma infecção pulmonar.
Indenizações
A Justiça do Trabalho pagou R$ 18,6 bilhões a trabalhadores em decorrência de execuções processuais e conciliações em 2012, quantia 51% superior ao que foi apurado em 2008 e 19% a mais do que foi pago em 2011. A produtividade também aumentou, mas o resíduo de processos não julgados se manteve estável, porque também aumentou o número de pessoas que procuraram a Justiça do Trabalho. Os dados constam da Consolidação Estatística da Justiça do Trabalho de 2012, concluída nesse mês. As varas gaúchas 4ª VT de Taquara (RS), com 84%, a 1ª VT de Três Passos (RS), com índice de 80% e de 2ª VT de Taquara (RS), com 74% estão entre as que apresentaram os maiores percentuais de conciliação no País.