OPINIÃO

Fontes em Off - 03/09/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Missa para Angélica
A família de Angélica Weissheimer convidam amigos e parentes para missa em memória pelo sétimo ano de falecimento da jornalista. A missa será nesta terça-feira, às 18h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida. “Seu riso fascinante sempre estará entre nós. A nossa querida Angélica, a eterna saudade.”

Visita técnica
A UFFS Passo Fundo recebeu visita de acompanhamento ao curso de Medicina do Ministério da Educação nos dias 30 e 31 de agosto de 2013. Na ocasião os médicos, Francisco Arsego Filho e Sandra Fortes, estiveram em reunião com o reitor, direção do campus, professores e técnicos administrativos da universidade, analisaram a documentação e o Projeto Pedagógico do curso de Medicina, conheceram as instalações, laboratórios, biblioteca e salas de aula. Além disso, visitaram os cenários de prática do Sistema Único de Saúde em Passo Fundo e acompanharam a reunião da Comissão de Implantação do curso. Ao final, deixaram um parecer positivo tanto com relação à infraestrutura como no Projeto Pedagógico.

Seminário
Com o objetivo de refletir sobre a importância da educação e da espiritualidade como princípios fundamentais para a construção de uma cultura de paz e do bem-viver, a Itepa Faculdades e a Universidade de Passo Fundo, com o apoio de mais de 20 entidades e organizações realiza o Seminário: “Educação, espiritualidade e cultura do bem viver” nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2013. O Seminário buscará aprofundamentos teórico-práticos de uma cultura do bem-viver e contará com a participação de Marcelo Barros, monge beneditino, e Carlos Brandão, professor e pesquisador da Unicamp. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link http://www.upf.br/ocvb.

Trote solidário
Os acadêmicos dos Cursos de Direito, Administração e Comércio Exterior das Faculdades João Paulo II arrecadaram diversas roupas, através do Trote Solidário que foram doadas ao Lar dos Idosos Nossa Senhora da Luz que abriga atualmente 45 idosos em situação de vulnerabilidade social. O diretor do Lar Romeu Sauzen recebeu a doação. Todos os alunos da Instituição se mobilizaram com o intuito de ajudar ao próximo. Parabéns  a todos os  que participaram deste bonito gesto de solidariedade, e comunicamos que o Lar sempre está recebendo roupas e alimentos da comunidade.

Espionagem
O governo do Brasil reiterou ontem, a indignação às autoridades dos Estados Unidos em meio às denúncias de espionagem de agências norte-americanas sobre dados da presidenta Dilma Rousseff e assessores. Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luiz Alberto Figueiredo Machado (Relações Exteriores) reiteraram ser inadmissível aceitar qualquer tipo de violação, mas evitaram mencionar futuras providências que deverão ser tomadas contra os Estados Unidos. Cardozo e Figueiredo cobraram dos Estados Unidos explicações, por escrito e formais, sobre as denúncias. “A violação da soberania não pode acontecer sob nenhum pretexto, quando a violação se dá não para investigar ilícitos”, disse Cardozo, lembrando que a indignação foi exposta aos norte-americanos. “Nós confrontamos com aquilo que foi revelado.”

STF suspende decisão da Câmara
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão da Câmara dos Deputados que manteve o mandato do deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO), condenado a mais de 13 anos de prisão pelo Supremo por peculato e formação de quadrilha. O ministro decidiu pela suspensão até decisão final do plenário do STF. Ainda não foi definida a data de julgamento pelo plenário da Corte. Na semana passada, o plenário da Câmara, em votação secreta, absolveu Donadon no processo de cassação de mandato. Foram 233 votos a favor do parecer do relator, Sergio Sveiter (PSD-RJ), 131 votos contra e 41 abstenções. “A decisão política chancela a existência de um deputado presidiário, cumprindo pena de mais de 13 anos, em regime inicial fechado”, disse o ministro na decisão.

Mais Médicos
 Os profissionais formados no Brasil inscritos no Mais Médicos, começaram ontem a atuar em 454 municípios de todo o país. O objetivo do programa é levar médicos para atender a população em unidades básicas de saúde do interior dos estados e em periferias de grandes cidades, onde há carência de profissionais de saúde.Nesta primeira etapa estão incluídos os 1.096 médicos com diplomas do Brasil. Os 682 estrangeiros ou médicos formados no exterior estão em fase de treinamento e avaliação e devem começar a trabalhar no dia 18 de setembro. Ao todo, 3.511 cidades haviam solicitado 15.450 profissionais. De acordo com o Ministério da Saúde, os médicos com diploma do Brasil tiveram prioridade nas vagas.

Gostou? Compartilhe