Unidades de Saúde I
O prefeito Luciano Azevedo assinou nesta quarta-feira (4) o contrato que autoriza a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde-UBS em Passo fundo. Será construída uma na Rua Quim Cesar, no Loteamento Santo Antônio da Pedreira e outra na Rua dos Andradas no Loteamento Nonoai. Já estão em andamento e quase concluídas as unidades do Nenê Graeff e do Parque Farroupilha. Há projetos para construção de UBSs na Vila União e na Vila Nova. Além disso, está autorizada a licitação para conclusão das obras no Valinhos e já está sendo feio estudo de viabilidade técnica em outros bairros da cidade.
Unidades de Saúde II
As novas unidades terão área de 365,75 metros quadrados e custo estimado de R$ 1,5 milhão, com verbas do PAC II, por meio do Fundo Nacional de Saúde e recursos próprios da Administração Municipal. “As UBSs serão modernas, oferecendo um melhor atendimento à população e também assegurando aos servidores condições de dignidade e de humanização, necessárias para a realização de um bom trabalho”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Arthur Rosa Filho. As obras têm 240 dias, a partir da ordem de serviço, para serem concluídas pela empresa contratada, a Loss Construções e Pré-moldados Ltda.
Falências I
Os pedidos de falência recuaram 7,7% em agosto, na comparação com julho deste ano, de acordo com os dados nacionais do SCPC Nacional (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O recuo foi de 21,3% contra o mesmo mês de 2012. No acumulado de 2013, houve queda de 6,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os pedidos e os deferimentos de recuperação judicial apresentaram expansão no acumulado do ano de 4,9% e 39,6%, respectivamente, mas o ritmo de crescimento vem se reduzindo a cada mês. Esses pedidos de falência continuam com redução em 2013, e as recuperações judiciais, apesar de maiores do que no ano anterior, apresentam diminuição do ritmo de crescimento.
Falências II
A queda da inadimplência de empresas e consumidores favoreceu a desaceleração dos pedidos, assim como manutenção de boas condições do mercado de trabalho, que contribuíram para a melhora na capacidade das empresas gerarem caixa. A presidente da CDL Passo Fundo Zoila Medeiros comenta a situação do cenário local. “Tecnicamente não podemos apurar estes dados para Passo Fundo, mas com certeza são similares aos nacionais e isso mostra o cuidado que todos devem ter na condução de seus negócios, bem como o desafio da CDL na qualificação dos empresários passo-fundenses” explica.
Feira do produtor
A feira do produtor vai abrir normalmente neste sábado, feriado de Sete de Setembro. Funciona das 7h às 12h.
Asilo político
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse ontem que o governo brasileiro poderá analisar eventuais pedidos de asilo político de médicos cubanos contratados pelo Programa Mais Médicos. Segundo ele, o mesmo ocorrerá com médicos de outras nacionalidades. Em debate na Câmara, Padilha rebateu afirmações de que os cubanos ficam sem a posse dos passaportes. “Se um médico cubano, ou argentino – temos médicos de mais de 60 países -, se qualquer um desses profissionais vier a pedir asilo político, vamos analisar quando houver o motivo”, disse. “Chequem com os médicos e vejam se eles não ficam com passaporte na mão deles. É o documento que eles têm”, completou. Padilha foi à Comissão Geral da Câmara para debater o Programa Mais Médicos.
RS na Paz
Após diversas reuniões preparatórias, o Programa de Segurança Pública com Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul, RS na Paz, será implantado no município. O evento está marcado para quinta-feira (5), das 9h às 16h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho, no Bairro José Alexandre Zacchia. Dentro dos projetos do RS na Paz, a modalidade de Território de Paz foi a escolhida para o município. Estes territórios de paz, com bases comunitárias, tem o objetivo de oferecer serviços diferenciados à população, sem a característica de um posto policial, embora a Brigada Militar esteja envolvida na ação. A interlocução entre diversas secretarias estaduais e tem prioridade em promover uma cultura de paz. A confecção de documentos, campanhas de prevenção à violência e atividades recreativas e culturais são as principais ações do programa.
Conhecimento
A Emei Eloy Pinheiro Machado realiza de 9 de setembro e 1º de novembro a Feira do Conhecimento, cujo tema deste ano é ““O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para alcançá-lo”. A atividade envolverá toda a comunidade escolar.