Temperaturas começam a subir a partir de hoje

Nova frente fria deve começar a atuar na região durante o domingo trazendo de volta a chuva

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de um final de semana chuvoso, que teve a atuação de uma frente fria, as temperaturas começam a subir a partir de hoje. Segundo informações da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, a partir da tarde desta quinta-feira, as temperaturas, tanto a máxima quanto a mínima, entram em elevação gradativa.

“O final de semana teve a atuação de uma frente fria que chegou em nossa região na madrugada de domingo provocando muita chuva. Essa frente fria foi marcada pelas fortes descargas elétricas, devido a uma nuvem de temporal que passou pela nossa região, e que teve ventos de 50 km/h na madrugada de domingo”, salienta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio. Entre sábado (31) e domingo (1º) foram registrados 19 milímetros de chuva, o que corresponde a 9% da média do mês de setembro, que é 197,7 milímetros. “Setembro é o mês com a maior média normal histórica do ano, é o mês que mais chove no estado como um todo”, comenta.

Na terça-feira (3) a previsão era de entrada de uma massa de ar polar, mas o que começou a atuar na região foi um ar frio e seco. “A temperatura mínima na quarta-feira chegou a 5ºC e a máxima ficou em 17ºC. Esse ar seco e frio continua a atuar nesta quinta-feira (5), quando deve fazer mínima em torno de 5ºC e pode haver formação de geada fraca, mas à tarde as temperaturas entram em elevação gradativa, e a máxima chega aos 22ºC”, destaca Sampaio.

Para a sexta-feira (6) a previsão é céu claro a parcialmente nublado, com mínima 9ºC e máxima de 24ºC. No sábado (7), o dia fica parcialmente nublado a nublado, e devido à elevação da temperatura, a mínima fica em torno dos 11ºC e a máxima chega aos 24ºC, “mas a nebulosidade deve aumentar no decorrer do sábado e também deve, dependendo da intensidade de uma nova frente fria, que pode chegar na noite de sábado ou início do domingo, trazer chuva”, avisa o observador.

No domingo (8) a frente fria deve atuar com mais intensidade e pode vir acompanhada de pancadas de chuva por vezes forte em áreas isoladas, com fortes descargas elétricas novamente, rajadas de vento moderado. “Devido às máximas, principalmente às de sexta e sábado, não se descarta queda de granizo em pontos isolados”, ressalta.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe