O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado a Secretaria do Interior, apreendeu recentemente, cerca de 30 quilos de linguiça no comércio do município, que estavam acondicionadas em embalagens a vácuo. O produto foi confiscado por conter registro de outro município e não o de Passo Fundo, conforme estabelecido pela lei. De acordo com o coordenador da inspeção, os produtos de origem animal registrados em órgão de inspeção municipal só podem ser comercializados na cidade de procedência. Por estarem em boas condições sanitárias e possuírem registro de inspeção, as linguiças apreendidas foram liberadas pelo serviço para doação, que foi feita através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), às entidades filantrópicas.
Diante disso, a secretária pede à população e em especial aos comerciantes que atuam em Passo Fundo, para que fiquem atentos quanto a qualidade e legalização dos produtos a serem adquiridos, verificando sempre a sua procedência e comprovação prévia de inspeção por órgão competente, seja SIF, CISPOA ou SIM (é suficiente apenas o registro do órgão local).
Não é apenas o produto de origem animal com registro de outro município que se encontra irregular diante das normas vigentes, mas também aqueles que não possuem rótulo ou embalagem, carimbo e nota fiscal. “Esses produtos não devem ser adquiridos pelos estabelecimentos que atuam no segmento e nem pelos consumidores,” afirma Liliane Rebechi, secretária do Interior.
O órgão de inspeção municipal vem cumprido com as suas atribuições de auxiliar na promoção e proteção à saúde da população, adicionando segurança alimentar, ao fiscalizar e inspecionar a produção de seus credenciados e o comércio, além de fiscalizar o transporte de alimentos em Passo Fundo, seguindo o que determina a lei. “ É importante que a comunidade participe do trabalho do SIM, nos comunicando sobre qualquer suspeita de irregularidade”, destaca Liliane. O Serviço de Inspeção Municipal está localizado na rua Teixeira Soares, 625, nos fundos do antigo quartel. O telefone para contato é o 3311-1193. As informações também podem ser repassadas pelo e-mail: [email protected] .