Com a intenção de expandir cada vez mais as comemorações de São Miguel, os organizadores projetaram quatro dias de celebrações, que contará com missa, procissão luminosa, tríduo, bênção da saúde, celebração eucarística e romaria. A Romaria de São Miguel, considerada uma das mais tradicionais do Estado, está em sua 142a edição, e aguarda a presença de milhares de fieis, que se deslocam de diferentes lugares da região e se hospedam no município para acompanhar as comemorações.
A imagem do santo percorre durante todo o mês de setembro as paróquias do município, levando a bênção aos devotos. Enquanto isso, os organizadores aproveitam para preparar a celebração que já está adiantada, conforme o coordenador da organização, Luiz Martins da Silva. “Estamos com tudo organizado, só falta terminar a limpeza no campo, onde vai ser realizada a Missa Campal, no domingo”, anima-se.
Conhecido como defensor, o que luta para restabelecer a justiça divina, São Miguel, movimenta um grande número de pessoas todos os anos na Romaria, que sai da igreja São Vicente, no Boqueirão, e segue até a Capela de São Miguel, na localidade de Pinheiro Torto. O dia de São Miguel é comemorado em 29 de setembro. A festa sempre acontece no domingo mais próximo da data.
Silva diz que independente do tempo, os devotos participam da Romaria, muitos, pagando promessas, outros, fazendo pedidos. “Têm fieis que fazem promessas a vida inteira e estão aqui todos os anos. Sem a chuva, aguardamos mais de 20 mil pessoas”, conta.
O coordenador explica que todos os anos procuram ampliar e aprimorar os espaços, criando um ambiente acolhedor. Neste ano foi construído um novo local para queimar as velas. O “queimadouro” anterior será usado para a venda de produtos da capela, como velas, imagens e camisetas do Arcanjo.
Para o almoço é preparado um churrasco. O custo do espeto com 2 Kg de carne é de R$ 35,00 e pode ser comprado com antecedência junto aos organizadores.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já