Mais de 700 pessoas já foram atendidas pelo Programa Cuidando da Gente

Lançado em agosto de 2013, dentro das comemorações de 156 anos de Passo Fundo, o programa tem o objetivo de promover ações de abordagem social durante as 24 horas do dia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A equipe do Programa Cuidando da Gente, da Prefeitura de Passo Fundo, juntamente com a equipe de Abordagem Social da Secretaria de Cidadania e Assistência Social - Semcas, já atendeu cerca de 700 pessoas.

Lançado em agosto de 2013, dentro das comemorações de 156 anos de Passo Fundo, o programa tem o objetivo de promover ações de abordagem social durante as 24 horas do dia, todos os dias da semana, e trabalhar com crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia, ou para sobrevivência.

Dentro da Abordagem Social são identificadas as pessoas com direitos violados, buscando estratégias de sobrevivência e a promoção de ações para a reinserção familiar e social. Segundo Mauro Moreira, coordenador de Abordagem Social da Semcas, as pessoas atendidas também recebem orientação.

“Muitas vezes o cidadão não tem documentos, então é encaminhado para a realização dos mesmos. Outros são encaminhados para o Sistema Nacional de Emprego – SINE. Em cada abordagem, visualizamos as deficiências dessas pessoas e conduzimos para o que melhor se encaixa com a sua situação”, explica.

Trata-se de uma estratégia fundamental para o acesso aos benefícios socioassistenciais e para a vinculação às políticas públicas para a retirada dessas pessoas das ruas. “Realizamos também a prevenção na questão da drogadição, já que muitos são os casos em que as drogas estão incluídas”, comenta Mauro.

A equipe faz os resgates principalmente através de denúncias. “É de extrema importância que as pessoas que veem essas situações denunciem para a Semcas para que seja feita a abordagem o mais breve possível”, diz ele. O telefone da Semcas é o 3312.3070.

Gostou? Compartilhe