Mais unidades devem começar a operar com prontuário eletrônico

Convênio entre Secretaria de Saúde e governo do estado deve proporcionar a retomada do uso do prontuário eletrônico nas unidades de saúde de Passo Fundo e ampliação da cobertura

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo foi a primeira cidade do estado do Rio Grande do Sul a implantar, através de um projeto piloto, o uso dos prontuários eletrônicos. Duas unidades de saúde foram as pioneiras no uso desse meio eletrônico: o Ambulatório Adirbal Corralo, no bairro Victor Issler, e o Estratégia de Saúde da Família do Zachia. Entretanto, problemas técnicos e burocráticos impediam o funcionamento do software e, portanto, a continuidade da utilização do sistema oferecido pelo governo do estado.

“Nós temos um prontuário eletrônico que foi oferecido pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, mas que estava com um problema de convênio com a empresa, o que acabava trancando a nossa expansão, já que não conseguíamos emitir relatórios importantes”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho. Porém, na semana passada, a situação começou a ser resolvida. Uma reunião entre a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Secretaria Municipal e empresa contratada pelo estado teve como foco a resolução dos problemas que vinham sendo apresentados pelo programa.

Conforme o coordenador regional de Saúde, Luiz Fabrício Scheis, o secretário Luiz Artur havia comunicado sobre os problemas na questão do desenvolvimento de alguns relatórios. “Na semana passada chamamos os técnicos da empresa que foi contratada, nos reunimos e eles acenaram ao secretário com a mudança do sistema e arrumaram a questão dos relatórios, que serão emitidos a partir de agora. Os técnicos da empresa estão solucionando ou já solucionaram o problema”, destaca Scheis.

A partir disso, a Coordenadoria e a Secretaria entraram em acordo sobre a expansão da cobertura do prontuário entre as unidades de saúde do município. “Entramos num acordo de que o município de Passo Fundo segue expandindo desde que os relatórios possam ser desenvolvidos. Entregamos duas listas de problemas que foram encontrados no software, desde que esses problemas sejam sanados, o município deve expandir a sua informatização com esta proposta do estado para pelo menos mais três unidades de saúde”, salienta Luiz Artur. Segundo o secretário, as unidades dos bairros Donária e Santa Marta estão no topo da lista para implantarem o sistema. Estariam também prontas para receber o sistema informatizado a unidade de Pronto Atendimento Pediátrico e o Ambulatório de Especialidades.

Conforme Scheis, já foi feito contato com a empresa contratada para que venha até o município para fazer uma visita diagnóstica nessas unidades de saúde. Se os técnicos detectarem que estão em condições de receberem o prontuário, o sistema será implantado nas próximas semanas.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe