OPINIÃO

Fontes em Off - 13/09/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sem luz
Cerca de seis mil clientes da área central de Passo Fundo ficaram sem luz no final da tarde de ontem. Lojistas e moradores das proximidades das ruas Moron e Capitão Eleutério relataram que ouviram um estouro e logo em seguida ficaram sem luz. Conforme a assessoria de comunicação da Rio Grande Energia (RGE) houve um defeito técnico no alimentador que abastece aquela região, levando à falta de luz. A previsão era de que o trabalho para restabelecimento levasse pelo menos uma hora, porém antes das 18h a situação já estava normalizada.

Autismo
A Associação dos Amigos da Criança Autista (Auma) estará promovendo, no dia 26 de outubro, o Jantar Azul, com o objetivo de arrecadar recursos para a construção da sede própria da Escola de Autistas de Passo Fundo. De acordo com a associação, o autismo se caracteriza por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento. É uma síndrome, um conjunto de sintomas, não exatamente uma doença, sendo que uma das importantes áreas de atendimento ao autista é a educacional e, para que possam se desenvolver, dependem de atendimento pedagógico especializado, por isso o interesse da associação em construir a sede própria. O nome Jantar Azul foi escolhido por ser esta a cor símbolo da luta pela desmistificação do autismo.

Mais cuidado
A revitalização da Praça Marechal Floriano está em andamento. Porém, atos de vandalismo e descuido foram registrados nesta semana. Os canos do chafariz precisaram ser trocados após a quebra dos tubos.A Prefeitura alerta para que o patrimônio seja preservado pela população como um bem coletivo. Ainda, os postes das luminárias estão sendo usados como suporte, o que pode danificar o material. O processo de instalação será concluído até o fim deste mês.

Ajustes
Na próxima terça-feira (17), a Rua Independência em frente a Praça estará interditada pela parte da manhã. O motivo é a estruturação da ligação da energia elétrica para o pleno funcionamento do espaço.

Jantar Baile
O Departamento Social do Clube Juvenil esta organizando mais um grandioso evento em sua sede social. O tradicional Jantar Baile de casais acontece no dia 13 de setembro no Salão Leopoldo Bilhar a partir das 20h30, com animação de Mesquita e Waleska. Os convites já estão disponíveis com os assessores do Dept. Social ou na secretaria do clube no valor de R$ 17,50. Informações pelo telefone 3313 4836.

Confraternização
Na noite de quarta-feira,10, a Associação dos Médicos Veterinários do Planalto realizou um churrasco em comemoração ao dia do Médico Veterinário, na oportunidade foram discutidos assuntos pertinentes as atividades do ramo e, os caminhos para o futuro da profissão.  O encontro também serviu para a troca de experiências e a alinhar contatos para a pesquisa e novas tecnologias, também ficou evidente a força da categoria na região, que no dia 23 de setembro na sede do Ministério da Agricultura e da Pecuária (MAPA) elege sua nova diretoria. A união dos profissionais da veterinária ficou evidente no encontro em que os participantes demostraram a vontade de retomar o protagonismo da categoria, em buscar cursos de capacitação e, fortalecer cada vez mais a profissão que é responsável pelo alimento de origem animal que chega às mesas das famílias.

Otimismo
Os líderes do movimento lojista classificaram como uma “surpresa positiva” o resultado apresentado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, na manhã desta quinta-feira (12). Após o comércio sofrer com uma sequência de desacelerações nos últimos meses, o volume de vendas cresceu 1,9%  em julho, na comparação com o junho deste ano.Na avaliação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, o resultado é muito positivo, mas existe uma hipótese de que o bom resultado tenha sido motivado pelo efeito base do mês de junho, quando boa parte do comércio teve que fechar as portas por conta da forte onda de manifestações que correram o país e pelos vários feriados decretados em função da Copa das Confederações.

Pedido negado
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou pedido feito pelo Conselho Regional de Medicina do RS para não realizar o registro provisório de profissionais estrangeiros cadastrados no Programa Mais Médicos. O órgão de classe ingressou com ação civil pública contra a atuação dos médicos inscritos no programa instituído pelo Governo Federal sem o diploma revalidado e sem proficiência em Língua Portuguesa.Após ter o pedido de liminar negado pela Justiça Federal de Porto Alegre no final de agosto, o Conselho recorreu ao TRF4 alegando que o descumprimento dessas condições coloca em risco a saúde da população.

Gostou? Compartilhe