Durante a audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (12), a comunidade e representantes de entidades ambientais discutiram, com secretários municipais e professores da UPF, a elaboração do Plano de Saneamento Básico de Passo Fundo. O Plano da Prefeitura, que está sendo elaborado em parceria com a UPF, será para próximos 20 anos. O planejamento inclui o abastecimento de água potável, manejo de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais.
De acordo com a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, a UPF está realizando um diagnóstico, por meio de um contrato firmado em maio desse ano, coletando dados sobre a realidade municipal. “É importante a participação da comunidade para apresentar sugestões e esclarecer dúvidas já que o planejamento irá nortear o setor nas próximas duas décadas. A elaboração de um Plano de Saneamento Básico também está vinculada a liberação de recursos federais para investimentos em programas e projetos relacionados à área”, explicou.
O secretário de Meio Ambiente, Enilson Gonçalves, destacou na audiência que o Plano é uma ferramenta fundamental para a gestão planejar investimentos e cuidar da preservar dos recursos naturais. A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Passo Fundo envolve as secretarias municipais de Planejamento, Obras, Habitação e Meio Ambiente. Até a finalização do estudo, estão previstas outras audiências públicas e encontros nos bairros.
A equipe técnica da UPF é composta por doutores e mestres das áreas de engenharia civil, arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia agronômica e florestal, economia e saúde coletiva. Há ainda uma equipe multidisciplinar de apoio, com profissionais e estagiários dos cursos de Direito, Engenharias Civil e Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Plano de Saneamento Básico é debatido
· 1 min de leitura