Agroindústria deve atrair público para a Agrotecno Leite

Evento da cadeia produtiva do leite será realizado de 25 a 27 deste mês na UPF

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A produtividade da cadeia leiteira cresce no Estado, mas o número de pessoas envolvidas no processo pouco tem se alterado. Por isso, o público estimado para a Agrotecno Leite tem girado em torno de 11 mil pessoas. O evento, até então focado exclusivamente em produtores rurais, técnicos e nas crianças, atraídas pelo Projeto Beba Leite, deve ganhar um público novo nesta edição: o da cidade. Os visitantes vão poder comprar direto dos produtores, iguarias como queijos, ambrosias, rapaduras, pães e outras delícias feitas no campo.

Neste primeiro ano já está confirmada a participação de 25 agroindústrias, 15 com derivados do leite e outras 10 vão expor artesanato. Além de atrair público, a comercialização de produtos no evento é mais uma forma de estimular o crescimento da renda dos produtores. “É um dos objetivos da Agrotecno Leite desde que ela foi pensada: criar mecanismos para manter o homem do campo, aumentar a produtividade e agregar valor ao que é produzido.” destaca o presidente do evento, Ari Rosso, também presidente do Sicredi Planalto Médio.

Como incentivo, os expositores não pagam pelos espaços na Agrotecno Leite. “O ingresso da agroindústria no evento foi um desafio lançado no ano passado ao secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan.” lembra o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Milton Rossetto. Só podem expor os produtos, as agroindústrias que estiverem dentro das normas legais de fabricação para garantir a qualidade do que vai ser oferecido.

Muitos expositores de Passo Fundo já comercializam na Feira do Produtor às quartas-feiras e aos sábados no Parque da Gare. É o caso de dona Sandra que abriu a agroindústria Rosso Panificação há cerca de um ano. O empreendimento familiar envolve a irmã e os dois filhos dela na fabricação de pães, cucas, bolachas, biscoitos e pastéis na localidade de Vila Rosso, interior do município. “Nós queremos participar da Agrotecno Leite para divulgar os produtos ao consumidor e também para atrair compradores como donos de bares e minimercados.”. A agricultora afirma ainda que vem aumentando a produção devido a uma procura maior por produtos naturais, sem conservantes.
 
SERVIÇO
Evento: Agrotecno Leite 2013
Local: Campos de Pesquisa e Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo
Data: 25 a 27 de setembro
Informações: www.agrotecnoleite.com.br

 

Gostou? Compartilhe