Lixo
As reclamações são variadas e a culpa sempre recai na Prefeitura, como não podia ser diferente. As críticas sobre as praças, calçadas, ruas e lixeiras cheia de lixos. Mas nos perguntamos como seria se cada um fizesse a sua parte? Se o lixo não fosse jogado na rua? Os tele entulhos nos terrenos baldios? Se fizermos a separação do lixo em casa (seco com seco e molhado com molhado)? Se fossemos mais longe e quem tivesse terreno fizesse a compostagem?
Lixo II
Podemos mudar a nossa cidade sim. Podemos ter uma cidade limpa sim. É fácil? Claro que não. Temos uma longa caminhada a percorrer e tudo pela começa por casa, creche, escola e trabalho. Temos que nos educar e educar nossos filhos. Cada um fazendo a sua parte e colaborando com a limpeza da cidade. Um papel não chega sozinho na rua, pois alguém larga. Um trabalho de reciclagem ajuda muito e podemos cada um fazer isto em casa. Pense, analise e faça a diferença.
PSF Groth
Foi no dia 13 de dezembro de 1995 que a comunidade do Schisler através da associação entrega o PSF Adolfo Groth. Um trabalho de mutirão onde 40 pessoas dedicaram-se noites e finais de semana. Um apoio incondicional do então secretário de saúde Zenóbio Magalhães. Na época também foi inaugurado o PSF do Jabuticabal.
PSF Groth II
Hoje esta instalado em prédio da escola e fica em local de difícil acesso, úmido e insalubre. Por várias vezes alaga e os serviços são suspensos. Problema que ultrapassa anos e como a comunidade cresce, também surgem novas demandas. Ontem mais um alagamento e várias goteiras na rede elétrica.
Ação do Governo
O projeto de um novo prédio existe e a associação tem feito sua parte quando se reúne com as autoridades e pede prioridade para esta obra. Um novo prédio em local de fácil acesso e seguro para quem atende e ainda para os atendidos. Mas por enquanto ações devem ser feitas e com urgência. Obras que terminem com os alagamentos, uma pintura, um toldo e ainda um abrigo de os pacientes que aguardam atendimento. Confiamos e esperamos ações firmes dos gestores da saúde. Mãos a obra.
Daer
Esperar pelo Daer as obras necessárias para que as rodovias tenham o mínimo de trafegabilidade é ter que esperar sentado. Sucateado e sem orçamento o Daer serve hoje mais para empregar os amigos do rei do que qualquer outra coisa. Não pode resolver porque não tem estrutura e quando pode manda abrir um processo, pois o atendimento depende de aprovação de projeto.
Estacionamento rotativo
Ir para o centro e estacionar na área azul é cada vez mais difícil. Os motoristas estacionam seus carros pela manhã e somente tiram à tarde. Uma luta do CDL para ter o estacionamento rotativo não surtiu efeito e hoje a Codepas acaba por pagar a conta dos parquímetros e a folha de pagamento, ou seja, em torno de R$ 60 mil mensal.
Hospital Municipal
O atendimento tem sido o diferencial desta instituição que por muitos anos consolida o atendimento de pessoas humildes. No último sábado dois pediatras atendiam várias crianças que apresentavam problemas respiratórios. Na portaria a atendente com largo sorriso mostra que as pessoas fazem a diferença e superam dificuldades de estrutura. Quem defendeu a privatização ou fechamento não contava com a competência e comprometimento dos funcionários.
Verbas
Os Deputados que buscam votos em Passo Fundo devem dar um pouco mais de atenção ao HMCS, pois projetos dependem de dinheiro. O Prefeito Luciano Azevedo tem provocado um debate com o estado para uma definição os rumos do hospital, mas emendas parlamentares são bem vindas.
Ginásio
Na semana que passou o ginásio Teixerinha foi vitima de vândalos e foram furtado fios da instalação elétrica. Tenho falado que deixar como esta não é uma boa ideia e em breve teremos que investir mais que os R$ 5 milhões orçados. Temos que enfrentar este problema e devolver aquela obra para a comunidade. Foram realizados vários eventos de cultura, esporte e lazer.
Creches
Hoje se tivéssemos a contratação de mais profissionais na área da educação poderíamos garantir vagas nas Emeis sem construção de novos espaços. Um bom debate a ser feito, pois com as novas seis creches a serem entregues ainda em 2013 continuaremos com falta de vagas. A sugestão de compra de vagas na rede privada além de caro é injusto.