A prefeitura se comprometeu novamente em tentar reverter o problema dos comerciantes e moradores da região da Vera Cruz com a retirada das vagas de estacionamento em três quadras da Avenida Moacir da Mota Fortes, no Bairro Vera Cruz. A promessa aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) em mais uma reunião com os integrantes da Comissão em Prol da Volta do Estacionamento na Vera Cruz. Desta vez, o encontro contou com a presença do consultor técnico na área de trânsito e mobilidade urbana do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Wallace Pereira. Também, participaram o Prefeito Luciano Azevedo, a secretária de planejamento Ana Paula Wickert, o procurador geral, Adolfo Freitas e o secretário de segurança pública, Gilmar Teixeira Lopes.
O consultor de trânsito e mobilidade esclareceu que a concepção de todos os projetos financiados pelo Banco é promover o bem-estar social e econômico das comunidades, embasados em estudos extremamente técnicos que comprovam estes benefícios. No caso do projeto de trânsito, também foram avaliados além de benefícios no trânsito, componentes ambientais, sociais, logísticos e de desenvolvimento urbano. “Todos os estudos que foram realizados em Passo Fundo ao longo destes últimos anos foram estudados a fundo. No caso do Anel Viário, que tem no total cinco módulos, o projeto foi planejado de forma integral e de modo simétrico um com outro. Por isso, ele não pode ser pensado individualmente”, explicou.
Sobre a reivindicação dos comerciantes da região, que alegam ter reduzidos amplamente suas vendas desde a modificação, o engenheiro destacou que a retirada das vagas de estacionamento foi recomendada por uma empresa contratada de Porto Alegre e aprovada pelo Banco, por apresentar melhor benefício econômico para a sociedade. “Foi comprovado que as alterações neste trecho contribuíram para reduzir o tempo de viagem e a emissão de poluentes”, justificou.
Pereira ponderou que o Banco não proíbe alterações nos projetos, mas exige justificativas técnicas que atendam a concepção do projeto já aprovado. “Não é que não possa ser feito uma alteração, mas a Prefeitura está comprometida com um contrato que deve ser cumprido. A prefeitura pode propor soluções que serão analisadas tecnicamente por uma equipe multidisciplinar no Banco, assim como o atual projeto também foi”, justificou.
O Prefeito Luciano Azevedo se comprometeu, juntamente com o coordenador de Trânsito e Transportes da UGP (Unidade Gestora de Projetos), Gustavo Heurich e a Secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert a elaborar e encaminhar ao BID nos próximos 20 dias uma ou mais alternativas que reduzam o impacto gerado pelas mudanças realizadas no trânsito na região da Vera Cruz. “A prefeitura se dispõe a encaminhar propostas, mas precisa ter a concordância do Banco de acordo com os termos e condições do contrato que regem o financiamento”, afirmou o Prefeito. A secretária esclareceu ainda que o Banco não autoriza realizar modificações temporárias até a aprovação de um novo projeto com a área técnica. “É necessário fazer propostas formais ao Banco, com projetos justificados tecnicamente”, disse.
Prefeitura vai encaminhar projeto alternativo ao BID
· 2 min de leitura