OPINIÃO

Fatos 19/09/2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Coerência

Por um lado, o sentimento de frustração é inevitável. Por outro, no fundo, no fundo, já se sabia que a decisão seria esta. O STF cumpre um direito constitucional. “O STF não deve se pautar pelo clamor popular. O direito há de ser compreendido em sua dimensão racional: da razão. Desprovida de paixão”, sentenciou Celso de Mello, logo no início do seu relatório favorável a admissibilidade dos embargos infringentes. O que resta agora é esperar coerência dos ministros do STF que podem, sim, manter todas as condenações até impostas aos 12 ‘mensaleiros’ que serão beneficiados pelos embargos. Sim, é o que desejamos neste momento: coerência e agilidade. É o mínimo.

Desembarque

Se existia alguma dúvida sobre a candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República, a decisão do PSB de entregar os cargos do governo Dilma afastou esta hipótese. Em carta de duas páginas, Campos, que é presidente nacional do partido anuncia que o “PSB declina de sua participação no governo, ao mesmo tempo em que reafirma que permanecerá em sua defesa no Congresso Nacional". O PSB é aliado histórico do PT e de outros partidos do campo de esquerda, desde 1989. Cresceu e como qualquer partido, o projeto maior é o poder. Alça voos.

Ingresso

E por falar em PSB, a ida de um socialista para a administração do prefeito Luciano Azevedo, na pequena alteração de secretários que irá fazer antes do final do ano, deve selar o ingresso do partido no governo municipal. José Eurides é nome cotadíssimo. Não se sabe para qual pasta.

Gestão

Justiça seja feita: a gestão de Luizinho Valendorf à frente da unidade do Case em Passo Fundo foi exemplar. Era um diretor presente, conhecia a realidade da cidade e desenvolveu uma série de projetos como a rádio interna, a banda de música (com participação direta do juiz e também músico Dalmir Franklin) e a interação com as famílias. Iniciou a gestão com 102 internos e entregou com 60. O chamado ‘pedalaço’ dos internos, ocorrido na noite de segunda para terça-feira é reflexo de que as coisas não estão bem na unidade local.

Desafios

A jornalista Vilmarise Franceschi, que assessorou com eficiência Airton Dipp no seu último mandato como prefeito, agora assume novo desafio profissional. Vai coordenar a comunicação do prefeito Josué Longo de Marau. E quem também participa da administração do PP é outro ex-colaborador de Dipp. O professor Adriano José da Silva aceitou o convite pessoal de Longo para ser o diretor geral da Secretaria da Administração, Fazenda e Planejamento.

Fogo

O mensalão pautou o debate da Câmara de Vereadores, na sessão de ontem. As discussões foram longe. No final do dia, se deram contam que havia projeto importante na ordem do dia para votação. 

Gostou? Compartilhe