Equipamentos como computadores, mouses, impressoras e teclados velhos podem ser entregues nos pontos de recolhimento
A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza a segunda edição da Coleta Digital. A campanha tem por objetivo receber da comunidade equipamentos eletrônicos que não são mais úteis aos seus usuários, como, computadores, mouses, impressoras e teclados velhos, e destiná-los para reciclagem, beneficiando entidades assistenciais do município.
O material recolhido no período de 23 a 29 de setembro será doado para a ONG Agentes do Amor Divino e para o Comitê da Cidadania de Passo Fundo. Os organizadores da Coleta Digital pretendem ultrapassar a marca obtida na primeira edição, quando foram coletados mais de 6.500 quilos de sucata eletrônica.
Pontos de coleta
Os pontos de coleta da campanha funcionarão em diferentes locais de Passo Fundo. No período de 23 a 27 de setembro, os equipamentos poderão ser levados ao Centro de Convivência da UPF, das 11h às 13h e das 17h às 20h, no DCE UPF e no Diretório Acadêmico da Informática (prédio B5). Já nos dias 28 e 29/09, os materiais poderão ser encaminhados ao Bourbon Shopping.
Novidades da edição
Além da coleta dos materiais, nos dias 28 e 29/09 serão realizadas, no Bourbon Shopping, oficinas de metarreciclagem com quem for entregar os equipamentos. Membros do Centro Marista de Inclusão Digital (CMID), de Santa Maria, vão desenvolver atividades que envolvam a desconstrução do lixo eletrônico e a reconstrução da mesma tecnologia.
A Coleta Digital é uma realização do curso de Ciência da Computação da UPF, Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid), ambos vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências, e da UPF Solidária, e conta com o apoio da ONG Agentes do Amor Divino, do Leo Clube Passo Fundo, do Rotary Internacional - Passo Fundo, do Comitê da Cidadania, do Grupo Escoteiro Guaranis, do Grupo Escoteiro Cariris e do Grupo Escoteiro Maragatos.