Fim de semana com chuva e estragos na região

A chuva que atingiu o Estado entre o feriado de 20 de setembro e o domingo provocou queda de granizo e causou estragos em vários municípios.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O feriado de 20 de setembro foi marcado pela chuva que atingiu a região e permaneceu durante o fim de semana. A forte área de instabilidade trouxe a chuva na manhã de sexta-feira (20) e provocou fortes descargas elétricas e rajadas de vento que chegaram a 63 km/h. Alguns municípios da região registraram ocorrência de queda de granizo, que provocou inúmeros danos em cidades como Gentil e Santo Antônio do Palma. Segundo levantamento da MetSul Meteorologia, pelo menos 43 cidades do Rio Grande do Sul registraram queda de granizo entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado (21).

De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, em 48 horas, das 9h de sexta até as 9 h de domingo, choveu 101 milímetros, o equivalente a 51% da média do mês, que é de 197,7 milímetros. Ao todo, no mês de setembro já choveu 164 milímetros.

A semana segue com tempo instável e a segunda-feira (23) amanhece com chuva alternando períodos de melhoria. A temperatura entra em ligeiro declínio. A mínima para hoje será de 10oC e a máxima de 16oC. Amanhã (24), o tempo permanece parcialmente nublado devido à entrada de uma massa de ar frio e seco. Mínima de 7oC e máxima 14oC com ligeiro declínio à noite.  Na quarta (25), o dia fica claro a parcialmente nublado. A mínima cai para 3oC e máxima 18oC, com formação de geada fraca no norte e nordeste do Estado. Na quinta-feira (26) a mínima sobre para 6oC e a máxima  para 20oC com temperatura máxima em elevação gradativa. O tempo na sexta-feira (27) também segue claro a parcialmente nublado, com mínima de 8oC e máxima de 22oC. O final de semana promete ser nublado, com indicativo da entrada de uma nova frente fria trazendo chuva mais uma vez.

Chuva forte também atingiu Santa Catarina

As fortes chuvas que atingiram o Estado e provocaram estragos em mais de 40 municípios também atingiram o estado vizinho, Santa Catarina provocando deslizamentos em quase todo o estado de sexta até domingo. Segundo informações da Defesa Civil, entre a noite de sábado e a manhã de domingo ocorreram chuvas intensas em diversos municípios como Rio do Campo, Monte Carlos, Presidente Getúlio, Jaraguá do Sul, Canoinhas e Itajaí. A previsão é de melhora do tempo hoje, mas com possibilidade de deslizamentos. A Defesa Civil também informou que o volume de chuvas nos últimos três dias é superior à média esperada para todo o mês de setembro.

Primavera

Apesar da chuva, foi neste domingo que aconteceu o início da primavera. A nova estação começou às 17h44 deste domingo. Conhecida como “estação das flores”, a época marca a mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa. Segundo o Cptec, com a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou à noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente. Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo.

Na Região Sul, aumenta a ocorrência de raios e de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos.

Gostou? Compartilhe