OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ambulatório tuberculose
É urgente que se providencie novo local para atendimento dos tuberculosos de Passo Fundo. O ambulatório fica em local insalubre no porão da coordenadoria regional de saúde e os pacientes e familiares estão em situação de humilhação. Os funcionários dedicados fazem a diferença, mas já esgotaram a gota de paciência com todas as promessas não confirmadas.

PAC
As lideranças acompanharam o inicio do projeto do PAC e também do BID e sabem das obras que serão feitas, mas também reconhecem a demora para liberação de verbas, assinatura de contrato e licitação. Do projeto protocolado em 2009 até a efetivação das obras leva de quatro a seis anos e por isto não é possível esperar para realizar a manutenção básica das vias contempladas.

PAC II
A rua José dos Santos virou um rio na última semana e sem pedras depois da chuva nem mesmo o caminhão do lixo passou. Na rua fica a creche e serve de acesso para escola, psf e cras e mesmo assim os moradores são obrigados a conviver com esta situação. Na mesma situação a esteio, Nilo Zimermann, Bútia, modesta Vanzo, Jorge Buaes, Jorge Gallas, e Jovino Martins. Todas as ruas que serão asfaltadas com o pac II etapa dois, mas que precisam de uma atenção com providências de pedras. Há cinco anos os moradores e lideranças acompanham o PAC e as justificativas de que não adianta arrumar a via pois a mesma será asfaltada. Não aceitam mais.

Donária
Na grande Santa Marta a situação é a mesma. O PAC II prevê asfalto e o BID escola, mas os moradores as lideranças querem providências que melhores a trafegabilidade das ruas e com isto terminem com os tormentos de barro e alagamentos.

Creches
Impressionante o desenvolvimento das crianças que frequentam as creches e escolas de ensino infantil. Espertas, questionadoras, independentes e falantes. Uma conquista da nova LDB que trata estes locais como uma preparação da criança para o ensino fundamental. Aprendem a conviver com o grupo, ter disciplina e também limites e caso a família faça a sua parte os resultados são surpreendentes.

Cuidar das pessoas
Com o crescente aumento de idosos na sociedade os projetos de governo direcionados a área de lazer devem ser aplaudidos pela população. Tenho acompanhado a limpeza de praças, canteiros e a iluminação destes locais. E a reforma de praças como a Marechal Floriano, Vila Rodrigues, Tamandaré e Boqueirão consolida os espaços públicos como ambientes da família. Das crianças, adolescentes, adultos e dos idosos. Cuidar das pessoas é a marca do Governo de Luciano Azevedo e acredito que precisamos efetivamente fazer isto de forma individual, em nossas famílias e nossas comunidades.

Investir no futuro
Estou convencido que muitos dos nossos problemas estão no foco de atender e cuidar das pessoas. Veja que a vida sedentária e de má alimentação resulta em várias consequências entre elas a diabetes e com isto o Avc. Então tratando as pessoas e provocando caminhadas e uma dieta balanceada, no futuro teremos além da qualidade de vida, menos problemas.

Gordura
Hoje os refrigerantes, salgadinhos, enlatados e frituras tomaram conta da mesa das famílias e por isto a obesidade se acentua da infância a vida adulta. Em Passo Fundo temos em torno de 10 mil diabéticos e mais de 1.200 pessoas com sequelas de Avc. Cuidar das pessoas é uma boa ideia.

Gostou? Compartilhe