Incentivar bons hábitos e atitudes responsáveis dos alunos é o foco principal do Projeto Bactéria do Bem. A equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga criou a ação a partir de situações de depredação, como um meio de reeducar os estudantes que mostram costumes de desvalorização do ambiente escolar. “Tivemos um grupo de alunos que depredaram uma sala de aula e, através do Projeto, nós propusemos uma reeducação – com a devida autorização dos pais. Fizemos uma parceria com a Escola da Construção, que ensinou os alunos como construir uma sala e fazer uma reforma, desde lixar paredes até preparar a tinta”, explicou a diretora EMEF São Luiz Gonzaga, Marinês Lara Schaeffer.
A repercussão da iniciativa foi recepcionada de forma motivadora na comunidade escolar. O resultado foi obtido diretamente na orientação dos alunos, que passaram a cuidar da escola. “Eles querem continuar o projeto e reformar outras salas”, comemorou Marinês. A Secretaria Municipal de Educação acompanhou todo o processo e apoiou o projeto. “O mais importante nem sempre é acertar, mas reconhecer o erro e tentar mudá-lo, fazer o melhor”, disse o secretário de Educação, Edemilson Brandão, sobre o Bactéria do Bem.
Tô Dentro
Os 120 alunos do Programa Tô Dentro terão uma aula diferenciada nesta quarta-feira (25). O professor Ironi de Andrade trabalhará a temática “Leitura e Interpretação de Texto”, com o intuito de mostrar não apenas o processo de decodificação, mas de interpretação das diversas leituras. O Programa Tô Dentro é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Universidade Popular e Coordenadoria Municipal da Juventude.