Relatório aponta necessidade de regularizar 27 ocupações

Comissão Especial sugere ao Executivo aumento do orçamento da Secretaria de Habitação para resolver questões de regularização fundiária em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Comissão Especial de Apoio para a Regularização Fundiária da Câmara de Vereadores sugeriu triplicar o orçamento da Secretaria Municipal de Habitação para resolver o problema de regularização fundiária em Passo Fundo. Atualmente, 1,6 mil famílias de 27 ocupações existentes no município não tem seus imóveis escriturados. Estes dados estão no pré-relatório da comissão especial divulgados ontem (25), durante entrevista coletiva.

A Comissão Especial criada em maio deste ano tem como objetivo auxiliar o Executivo no desenvolvimento de propostas para a regularização fundiária no município. A comissão informou que resolveu priorizar as 27 ocupações que já possuem levantamento fundiário feito por uma empresa de São Paulo na administração anterior. As novas ocupações deverão ser incluídas no relatório final da comissão. A ideia é fazer as regularizações por meio do More Legal, Minha Casa Minha Vida e Uso Capião. “São pessoas que estão há muitos anos com contratos firmados com a administração e pagos e ainda não possuem o título definitivo porque não foi feito levantamento topográfico ou desmembramento junto ao Registro de Imóveis. Vamos trabalhar com o Executivo para que estas famílias que já quitaram os contratos com a Prefeitura recebam o título”, explicou o presidente da Comissão, vereador Patric Cavalcanti (DEM).

Algumas ocupações possuem cerca de cinco décadas de existência. Entre as maiores estão nos bairros Victor Issler e Bom Jesus com aproximadamente 200 ocupantes em cada uma delas. A falta do título do imóvel impede que o morador realize financiamentos pelos programas habitacionais do governo. “Qualquer cidadão quer seu pedacinho de terreno legalizado para poder fazer empréstimo para melhorar a sua casa”, declarou o relator da comissão, vereador Paulo Neckle (PMDB).

A comissão já se reuniu com o Ministério Público Estadual e com o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo que, segundo os vereadores, apoiaram o grupo e colocaram-se a disposição. A comissão também deverá visitar modelos de regularização em Caxias do Sul e Porto Alegre.  

Ocupações com necessidade de regularização fundiária:

Localidade          Nº ocupantes

Vila Ipiranga       123

Bairro Nossa Senhora Aparecida              32

Entre Rios           100

Lot. Jardim do Sol            56

Perimetral Sul   25

Vila Jardim          50

Bairro São José (RST135)              6

Lot . São Miguel               12

Victor Issler        200

Petrópolis           40

Bom Jesus          200

Lot. Isafa             36

São José (Rua Sergipe) 50

São José (Rua Guilherme Boor)

Cruzeiro              180

Vila União           60

Vila Graeff          8

Vila Alice             32

Prof. Schisler     32

Valinhos              33

Vila Isabel           30

Leão XIII              35

Vila Luiza             30

Lot. Sgarbi          12

Vera Cruz            8

Lot. 20 de Setembro      18

São Luiz Gonzaga            45

 

Gostou? Compartilhe