Bom momento para conseguir emprego no comércio

Além das vagas temporárias para final de ano, segmento tem dezenas de vagas efetivas disponíveis

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir da próxima semana, com a entrada do mês de outubro, o comércio começa a viver o melhor momento do ano, quando as vendas passam a subir e culminam com o grande incremento do Natal. Se, por um lado, o segmento ganha nessa época, o período é também importante para quem está buscando entrar no mercado de trabalho. Isso, porque estão começando a ser ofertadas as vagas temporárias, comuns nos finais de ano.

“O comércio de Passo Fundo já registra grande movimentação para aproveitar a melhor época para as vendas e, como consequência, aumenta também o número de contratação de pessoal para conseguir atender a demanda de clientes”, afirma o diretor financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, Ari Rabello.

Para muitos lojistas esta é também uma oportunidade de treinar pessoal, pois boa parte dos temporários, quando atendem às expectativas, acaba por ser efetivado nas vagas. Conforme Rabello, a grande maioria das pessoas que se inscreve para uma vaga temporária procura uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho. “Algumas pessoas procuram fazer a inscrição para as vagas temporárias, mas como existe uma demanda muito grande e há vagas em aberto, as pessoas que correspondem à expectativa permanecem no emprego depois do Natal”, salienta.

Em anos anteriores, nesta época do ano, era difícil encontrar vagas efetivas em aberto. Entretanto, na atual realidade, o que acontece é um somatório de vagas, o que faz do período um ótimo momento para quem busca um trabalho. A grande dificuldade, de outro lado, enfrentada pelos lojistas, é encontrar pessoal qualificado. “O problema maior que nós enfrentamos é a capacitação, realmente o que falta hoje é a qualificação para as pessoas assumirem o emprego. A prova está que temos mais de 100 vagas abertas. Então, não existe desemprego em Passo Fundo no comércio, existe a falta de pessoas qualificadas e capacitadas para exercer as suas funções”, destaca o diretor financeiro.

Sobram vagas
Além de assessorar os lojistas, a CDL também mantém uma agência de empregos, onde existem mais de 100 oportunidades de trabalho. “A oferta de oportunidade de trabalho nesse período costuma aumentar devido a esta possibilidade de contratações efetivas”, ressalta Rabello. Isso quer dizer que, impulsionados pelo bom momento do final de ano e o aumento da circulação de receita, especialmente com o 13º salário, outros segmentos aproveitam para contratar.

 

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe