OPINIÃO

Fontes em Off - 26/09/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Homenagem I

O líder do PSB na Câmara, deputado federal Beto Albuquerque (RS), recebeu na manhã desta quarta-feira (24) das mãos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o prêmio “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil”. Beto foi homenageado pelo seu trabalho em prol da doação de medula óssea. Ele é autor da Lei Pietro, em vigor desde 2009, que criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, realizada em todo o país anualmente entre os dias 14 e 21 de dezembro. “O ministro da Saúde me honrou com a distinção de destaque na luta por transplantes de órgãos e medula. Solidariedade salva vidas. Quer ser doador de órgão? Diga a sua família naquele almoço de domingo. Vá ao Hemocentro e cadastre-se como candidato a doador de medula”, afirmou ao dedicar o prêmio ao seu filho Pietro, falecido em 2009, vítima de leucemia mieloide aguda.

Homenagem II

Instituída por meio da Portaria nº 1.751/GM de 23 de setembro de 2005, a premiação é anual, sempre realizada na semana do dia 27 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. O prêmio é uma miniatura da escultura criada para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, instituições públicas ou privadas, associações de pacientes e organizações não governamentais (ONGs) que se destaquem na promoção da doação e captação de órgãos ou de tecidos para transplante. O deputado Beto Albuquerque foi escolhido na categoria Pessoa Física. Durante o ano há uma eleição feita pelas Centrais Estaduais de Transplante definindo quem serão os homenageados que se destacaram por suas ações na promoção da doação por meio de atividades educativas, esclarecimento público, campanhas, apoio e outras atitudes ou mesmo ações consideradas relevantes.

Conselho

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul dará posse, na sexta-feira, às 19h, em Porto Alegre, a nova diretoria da entidade. A nova gestão será presidida pela psicóloga Alexandra Campelo Ximendes, graduada pela UFSM, pós-graduada em Psicologia Social e Análise Institucional pela UFRGS e mestranda pela mesma universidade. Alexandra trabalha na prefeitura de Esteio, junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e foi conselheira do CRPRS na gestão 2010-2013, presidindo a Comissão de Políticas Públicas. Representando a cidade de Passo Fundo, a psicóloga Rafaela Sandri integra a nova gestão.

Aterro I

Um dos projetos estruturados pela Prefeitura de Passo Fundo na questão ambiental foi aprovado pelo Fundo Municipal de Gestão Compartilhada – Saneamento. O recurso de R$ 1 milhão será destinado para a recuperação do aterro de resíduos sólidos domiciliares urbanos, na abrangência de vias de acesso, drenagem pluvial da célula, cobertura dos resíduos expostos, reforma das lagoas e cobertura vegetal.

Aterro II

A comissão que aprovou o projeto é composta por três representantes da Prefeitura, Corsan e sociedade civil. Para o secretário de Meio Ambiente, Enilson Gonçalves, esta é uma preocupação fundamental da administração. A Secretaria de Meio Ambiente já trabalha no termo de referência do projeto que deve ser finalizado em outubro. Estima-se que entre efetivação, licitação, contratação do serviço, obra e aquisição, deve-se empreender cerca de 18 meses de trabalho para conclusão do projeto.

Nos dias 01 e 02 de outubro, o Arte Sesc – Cultura por toda parte promove, em Passo Fundo, a palestra “Literatura em Movimento”, que abordará as adaptações de textos literários para cinema/ audiovisual. A atividade é gratuita, e as escolas podem realizar agendamento prévio para participar da palestra ou solicitar a realização da atividade nas escolas, até o dia 30 de setembro. Mais informações no Sesc Passo Fundo, localizado na Avenida Brasil, 30, Centro, ou pelo telefone (54) 3311.9973.

Transição

O governo anunciou nesta quarta-feira à tarde o nome de João Victor Domingues para assumir a Secretaria de Infraestrutura e Logística no período de transição. Ele vinha ocupando a Secretaria de Assessoramento Superior do governo e foi designado porque, além de já estar na administração, conhece as prioridades e é um profundo conhecedor das ações realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra). Segundo o governo, a Seinfra não sofrerá nenhuma ruptura de continuidade na gestão, projetos e programas até agora coordenados pelo secretário Caleb de Oliveira.

Gostou? Compartilhe