Os cursos de capacitação para educadores são parte do currículo de atividades do ensino público no município. A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu uma nova dinâmica para o Programa de Formação Continuada, intitulado Interfaces da Aprendizagem.
Uma pesquisa foi realizada junto aos professores para saber a temática de interesse para aquisição de novos conceitos. De acordo com os questionários feitos, o tema neurociência e aprendizagem liderou os pedidos.
“Preparamos o projeto para durar quatro anos, sendo o programa subdividido em módulos, a fim de que professor possa se inteirar da temática e possa ensinar melhor e ser mais efetivo em sala de aula”, explicou a coordenadora do projeto, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani.
Os encontros de capacitação são oferecidos para Educação Infantil e Ensino Fundamental. A divisão precede turmas formadas pelo interesse coletivo de cada nível. Para atender a parte inicial da formação, que detém as noções básicas do conhecimento sobre neurociência, uma parceria foi firmada com a Faculdade de Medicina, através do diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dr. Adroaldo Mallmann.
O terceiro encontro para as turmas da Educação Infantil foi realizado durante essa segunda-feira (23), no Auditório da Faculdade de Medicina. O Dr. Rafael Spanhol, do Instituto de Neurologia e Neurocirurgia, ministrou diferentes pontos sobre o assunto escolhido pela comunidade escolar.
Formação continuada para professores
· 1 min de leitura