Sol deve predominar nesta quinta-feira

Área de instabilidade trouxe muitas nuvens carregadas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O tão esperado sol deve predominar na região Norte do Rio Grande do Sul no dia de hoje. Depois de vários dias de céu nublado e encoberto, a quinta-feira (26) deve ser de sol e aumento da temperatura. As condições climáticas permanecem assim até a sexta-feira, quando uma nova área de instabilidade chega à região, conforme informações do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio.

Entretanto, o que chamou a atenção foi o que aconteceu entre a noite de terça-feira (24) e a madrugada de quarta-feira (25). “Não é uma coisa que aconteça com frequência, mas tivemos algo atípico da noite de terça-feira para a madrugada de hoje (quarta): a temperatura mínima ocorreu às 21h de ontem (terça), de 5ºC, porque a partir da meia-noite a temperatura entrou em elevação e a mínima na madrugada desta quarta-feira foi de 6,3ºC. Não é anormal, mas ocorre, não com frequência”, explica Sampaio.

Além desse fenômeno, a nebulosidade voltou na manhã de ontem, devido ainda à área de instabilidade que entrou na região na sexta-feira (20), trazendo muitas nuvens carregadas que ainda permaneciam no céu. À tarde, elas começaram a perder força. “Já se nota que estão no que se chama de cumulus fracos, pouco densas. E o sol que achávamos que iria aparecer na terça-feira, até ameaçou em alguns momentos, mas não veio. Tudo isso aconteceu devido à área de instabilidade que chegou muito forte”, destaca.

Apesar da previsão de mínima de 3ºC para a manhã desta quarta-feira, os termômetros registraram 6,3ºC e não houve formação de geada e nem queda brusca de temperatura “porque houve um aumento da nebulosidade na madrugada, fazendo com que a temperatura entrasse em elevação”. A máxima na tarde de ontem foi de 15ºC.


Para hoje (26) a previsão é de sol predominando e céu com poucas nuvens, “mas ainda faz frio pela manhã. A temperatura mínima deve ser de 5ºC e máxima já chega aos 18ºC, com temperatura entrando em elevação”, comenta o observador. Na sexta-feira (27), uma nova área de instabilidade entra na região, mas ainda não traz chuva, somente o aumento da nebulosidade. A temperatura mínima prevista é de 8ºC e a máxima de 22ºC.

No sábado (28), o céu terá ainda mais nuvens, ficando nublado e em alguns momentos encoberto, mas não deve chover. Temperatura mínima será de 12ºC e a máxima não passa dos 18ºC por causa da nebulosidade. Será um dia abafado. O domingo (29) não deve ser de muita oscilação, mas existe a previsão da entrada de uma frente fria no decorrer do período trazendo chuva. Temperatura mínima de 12ºC e máxima de 16ºC.

Chuvas
Apesar da previsão de chuva para a próxima segunda-feira (30), o mês de setembro ainda pode se encerrar com precipitações abaixo da média do mês, que é de 197,7 milímetros. Até o momento choveu 169,6 milímetros, o que representa 86%.

Temperaturas
As temperaturas no mês de setembro, apesar do frio, estão dentro da média, conforme Sampaio. A média da temperatura em 24h que é de 15,7ºC está em 15,6ºC. “Não está havendo qualquer anormalidade. Esse friozinho ainda é de transição. Isso costuma ocorrer principalmente nos primeiros dias da primavera. Ano passado geou nos dias 26 e 27 de setembro”, relembra o observador.

Gostou? Compartilhe