Colégio Fagundes completa 85 anos

Uma das escolas estaduais mais tradicionais de Passo Fundo está de aniversário. Solenidade na manhã desta segunda-feira vai marcar a data

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Criado no ano de 1928, com o nome de Grupo Escolar do Boqueirão, o hoje conhecido Colégio Joaquim Fagundes dos Reis, comemora 85 anos de história. A data será lembrada com uma solenidade na manhã desta segunda-feira.

A escola recebeu o nome de Joaquim Fagundes dos Reis em homenagem a um dos personagens que ajudou a organizar a emancipação política da cidade, no ano de 1857. Ao longo dos seus 85 anos, o Colégio teve outros nomes e outros endereços, diferentes do atual. Em abril de 1931 passou a ocupar um prédio na Avenida Brasil, esquina com a 20 de setembro. Diversos foram os prédios que abrigaram a escola, nascida no Boqueirão, até encontrar sua própria sede. Durante 15 anos ficou instalada na Avenida Brasil, depois funcionou no antigo Colégio Conceição e nas dependências do 3º/5º RC MEC.

Em 14 de julho de 1971 passou a funcionar no Colégio Comercial Estadual, nas dependências do Grupo Escolar Monte Castelo. Em 30 de junho de 1975, sob a direção da professora Therezinha Hespanha, deu-se a unificação administrativa das duas escolas, através da Portaria nº 19.884, de 18 de setembro de 1979, publicada no Diário oficial de 28 de setembro de 1979, sob a denominação de Escola Estadual de 1º e 2º Graus Joaquim Fagundes dos Reis. Atualmente leva o nome de Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis.

 

Estrutura da escola

No ano em que comemora 85 anos de história, o Colégio Fagundes dos Reis conta com oito turmas de 1º ano a 7º ano do ensino fundamental, seis turmas de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, 24 turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. Além disso, dispõe de quatro turmas de educação especial para alunos surdos e três turmas de Técnico em Contabilidade, no turno da noite.

A atual diretora é a professora Jucenia Albrecht. A vice-diretora da manhã é a professora Cleópatra Schmidt; a vice-diretora  da tarde é a professora Marilde Borges Fortes; a vice-diretora da noite é a professora Gláucia Grando Martins.

 

 

As dependências

* Sala de Professores

* Banheiros especiais para cadeirantes

* Horta ( com tempero verde )

* Biblioteca

* Refeitório

* Ginásio

* Sala de Educação Especial

* Sala de Multimídia

* Sala de Multiciências

* Laboratório de Informática

* Sala de Xerox e sala do CPM

* Sala de Recursos (para Educação Especial –Surdos )

* Dezenove salas de aula

* Audiovisual

* Equipamentos

* Laboratório deCiências

* Sala : SOE  /  Pedagógico / Direção /  Vice-direção / Secretaria /  Financeiro / Recursos Humanos

* Sala acústica de Música

* Bar

* Biblioteca Marcelinho

 

 

Projetos na escola

 

* Projeto Amigos da Escola – contribuiu para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica.

 

* PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - parceria da Capes, UPF e escolas públicas

 

* Projeto sacola de leitura – oportuniza às pessoas da comunidade o desenvolvimento da leitura, bem como crescimento pessoal através desta prática.

 

* Projeto Recreio Legal – estimula o desenvolvimento de hábitos saudáveis durante o recreio através de jogos , brincadeiras, brinquedos construídos, cantigas de roda e uso de materiais diversos.

 

* FAF – Festival Artístico do Fagundes

 

* Gincana Farroupilha – gincana cultural

 

* Feira de Ciências

 

* Feira deConhecimento

 

* Seminário das Profissões

 

 

Gostou? Compartilhe