Greves continuam na próxima semana

Sem previsão de negociação bancários estão mobilizados. Já os Correios deve apresentar contraproposta

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Correios e bancários deverão continuar mobilizados na próxima semana. Sem novas negociações ou apresentação de propostas, os bancários continuam mobilizados na greve nacional. Os funcionários dos correios também iniciam a semana mobilizados. Contudo, uma contraproposta será apresentada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, podendo sinalizar um possível final à greve, caso a contraproposta seja aceita. De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (Sintect/RS), Gelson Luis Zapello, caso não ocorra negociação a categoria permanece em greve. No cenário nacional a Empresa de Correios ameaçou descontar os dias dos trabalhadores paralisados. Gelson destacou que a categoria deseja chegar a um acordo e retornar para as atividades e reestabelecer o serviço. Mas caso as demandas reivindicadas não sejam atendidas, a categoria segue mobilizada. Na região, além de Passo Fundo, Marau, Tapejara, Lagoa Vermelha, Coxilha e Erechim estão paralisadas. Além do reajuste salarial a categoria pede a equiparação dos salários em todo território nacional, aumento real de 15%, reparação de 7.3% e contratação imediata de funcionários.

Greve nos Bancos
De acordo com o Sindicato dos Bancários, em Passo Fundo a cada dia, mais profissionais aderem à greve. No país, a mobilização paralisou cerca de 10 mil agências configurando na maior greve dos últimos 10 anos. A categoria reivindica um reajuste de 11,93%, que representa 5% de aumento real além da inflação. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs, no último dia 18, um reajuste de 6,1% sobre os salários e demais benefícios da categoria, mas foi rejeitada. De acordo com o diretor administrativo e financeiro do Sindicato dos Bancários de Passo Fundo, Dário Delavy, após essa proposta não houve novas negociações. Diante disso, a categoria irá permanecer mobilizada até que os principais pontos da pauta apresentados sejam atendidos.

Em Passo Fundo a paralisação está acontecendo em rodizio. Com isso, a cada dia o número de agências paralisadas é alterado. Além disso, a paralisação acontece de forma total ou parcial. Na próxima semana a mobilização continua da mesma forma. Nessa sexta-feira, 27, as agências do Banrisul do centro, UPF, São Cristóvão e Boqueirão estiveram fechadas. Já a agência da Avenida General Netto esteve parcialmente paralisada. O Banco do Brasil esteve fechado parcialmente no centro e totalmente nos bairros Boqueirão, Vera Cruz e São Cristóvão. A Caixa Econômica Federal esteve com os trabalhos totalmente paralisados nas agências da Rua General Canabarro e Capitão Eleutério. Já os bancos privados Santander e HSBC estiveram fechados. Na segunda-feira, esse quadro se altera.

Gostou? Compartilhe