A maior Agrotecno Leite da história

O evento supera em números e em qualidade as edições anteriores

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Superação é a palavra que define a 7ª edição da Agrotecno Leite. O evento que ocorreu de 25 a 27 de setembro na Universidade de Passo Fundo foi um marco entre todas as edições. Segundo a comissão organizadora, o público nos três dias foi de aproximadamente 13 mil pessoas, só de excursões vindas de várias regiões do estado, foram 100 ônibus. A comercialização ficou em torno dos 3 milhões e 500 mil reais. Os números mostram que a feira promove e também acompanha o crescimento do setor.

Na Mostra do Gado Leiteiro o destaque foi a genética dos animais e a produtividade. A vaca Gama produziu 81,475 litros por dia superando até mesmo a vencedora da Expointer de 2013 com produção de 75,006 litros. A estrutura e a limpeza do galpão dos animais foram elogiadas pelos criadores e pelo público.

Os expositores sentiram as mudanças e muitos realizaram bons negócios como a Globalmach, de Porto Alegre, que está abrindo uma revenda em Passo Fundo, “vendemos em torno de 800 mil reais em tratores, aqui está o nosso principal público, o pequeno produtor”, disse satisfeito o gerente comercial Lourival Pysklevitz. Por também ser o foco da Ordemax, de Lajeado, as vendas nos três dias da feira superaram o que foi vendido nos dez dias de Expointer, segundo o gerente comercial Rogério Zang. “Aqui o pessoal não vem atrás de festa, eles querem mesmo informação e isso gera negócios”.

A Mostra da Agroindústria Familiar estreou na Agrotecno Leite com uma comercialização acima do esperado, os expositores da agroindústria e do artesanato faturam quase 16 mil reais. “Acreditamos que no próximo ano vai ser melhor ainda já que o público já vai saber que a gente está vendendo aqui”, afirma Elmo Luiz Garbin, de Passo Fundo.

Nos campos os produtores puderam ver na prática o resultado das pesquisas da Embrapa e da Emater e isso é o que vai impulsionar ainda mais o crescimento da região. “Ainda bem que eu ainda não comprei a semente do capim porque eu vi hoje uma qualidade bem melhor que dá de 2 a 3 cortes a mais”, disse aliviado o produtor Rudimar Bernardo, da localidade de Capela São Luís em Ibiraiaras. “Aprendi também como fazer irrigação de uma forma bem simples para não perder mais dinheiro e quero apostar ainda no trigo de duplo propósito.”

Palestras e principalmente os debates sobre temas que afligem a comunidade trouxeram um público expressivo para o evento e fortaleceram a importância da Agrotecno Leite no meio político. Tanto que foi feito durante a feira o anúncio da criação da Escola Nacional do Leite em Passo Fundo, vencendo a disputada entre várias cidades do país. A Agrotecno Leite 2014 acontece na segunda quinzena de 2014.

Gostou? Compartilhe