A doação de órgãos é um gesto de solidariedade e amor que permite a continuidade da vida, formando um grande elo. De 23 a 27 de setembro, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo realizou diversas atividades em comemoração a Semana Nacional de Doação de Órgãos. Uma das ações foi a apresentação da esquete teatral: “Se fosse com você”, encenada pelo Grupo Timbre de Galo, visando a conscientização dos profissionais e funcionários que atuam no HSVP.
A esquete teatral enfocou a doação de órgãos e todo o processo de abordagem da família. A assistente social da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Mara Lídia Mendes informa que a programação foi criada com auxílio da Organização por Procura de Órgãos (OPO4-RS), com o objetivo de estimular internamente, a campanha Doe órgãos: uma corrente pela vida. “Mobilizar os funcionários para que busquem informações, para que entendam a dificuldade da doação e para que colaborem no elo pela vida foi nossa intenção. Percebemos que deu certo. A receptividade foi bastante positiva e esperamos que se engajem nesta causa”, afirma.
Os atores do Grupo Timbre de Galo interpretaram a realidade vivida pelos profissionais que se mobilizam pela causa. A esquete apresentada foi escrita por Carlos Adriano dos Santos. O ator Edimar Rezende ressalta que a montagem da cena contou com o apoio dos profissionais do HSVP. “Esperamos que todos tenham absorvido a mensagem que o Grupo Timbre de Galo quis passar com a esquete, que tenham se sensibilizado com a causa e engajem-se na campanha”, enfatiza o ator.
Muitos profissionais se emocionaram ao assistir a esquete. O técnico de Enfermagem, Paulo Dias ressaltou ser muito importante o trabalho de conscientização. “Passamos diariamente por estas situações, e nos mostra ainda mais como o gesto da doação de órgãos é importante. Acredito que tenha tocado a todos e trará bons resultados”.
Quanto ao desempenho da doação de órgãos no HSVP, de janeiro até agosto deste ano foram captados sete fígados, 16 rins, 56 córneas e 26 de tecido musculoesquelético. A CIHDOTT e a OPO enfatizam que a vontade de ser doador deve ser comunicada para os familiares, pois eles é que autorizam a doação de órgãos.
1ª Caminhada Vida a Vida!
O Hospital São Vicente de Paulo informa que, em função da previsão de chuva, a 1ª Caminhada Viva a Vida foi transferida para o dia 6 de outubro, às 14h30, com o mesmo roteiro e programação! Esperamos todos para celebrar este grande elo pela vida! Mais informações pelo fone (54) 3316-4044.