Ecoponto não está recebendo pneus

Acúmulo de pneus no Ecoponto só deve ser normalizado em aproximadamente 15 dias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Centenas de pneus estão acumulados irregularmente na parte externa do pavilhão do Ecoponto em Passo Fundo. Os pneus expostos ao tempo e a água parada são lugares perfeitos para reprodução do mosquito da dengue. Nas últimas semanas, houve problema na destinação dos pneus que são levados para outros estados para a reciclagem e o pavilhão está lotado. O local só voltará a receber pneus quando a situação for normalizada.

O pavilhão do Ecoponto é o local onde é feito o descarte de pneus que não estão mais em condições de uso. A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria do Meio Ambiente, informou que não há um controle de quantos pneus são recebidos no local e também a quantidade de pneus que estão armazenados atualmente.

O secretário do Meio Ambiente, Enilson Gonçalves, disse apenas que durante a semana são destinadas às empresas de Santa Catarina e São Paulo entre 15 a 80 toneladas de pneus. Na última semana, foram retiradas do Ecoponto 30 toneladas. A previsão é que a situação esteja normalizada em aproximadamente 15 dias. Lonas estão sendo adquiridas para cobrir os pneus que estão na área externa.

Os pneus são utilizados para a geração de energia, para confecção de sola de sapatos, asfalto, entre outras finalidades. Eles provocam contaminação ambiental e ameaçam a saúde pública. Os pneus são propícios para se tornarem um foco da dengue. De acordo com a chefe de núcleo da Vigilância Ambiental em Saúde, Elonise Dalpiaz, o Ecoponto é vistoriado a cada 15 dias. A vigilância já solicitou a Secretaria do Meio Ambiente uma providência para os pneus que estão fora do pavilhão.

Gostou? Compartilhe