Dando continuidade à fiscalização ao comércio e ao transporte de produtos de origem animal no município, a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria do Interior (Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vistoriou inúmeros estabelecimentos comerciais, entre supermercados, restaurantes, fruteiras e açougues, além de abordar em via pública veículos de transporte de alimentos.
Através dessas ações, o Serviço de Inspeção Municipal apreendeu cerca de 80 litros de leite in natura, sem comprovação de procedência e de inspeção, engarrafados inadequadamente, impróprios para o consumo humano.
O serviço ainda retirou do comércio aproximadamente 55 quilos de carne de frango e 54 quilos de linguiça campeira (apreendidos de três estabelecimentos). “Os produtos não possuíam procedência, não continham notas fiscais e nem comprovação de inspeção, portanto estavam em desconformidade com a legislação e com as normas sanitárias, apresentando inocuidade e qualidade suspeita, apresentando riscos à saúde do consumidor”, salientou o coordenador do SIM, Alady de Lima Filho.
Os produtos apreendidos foram descartados pelos agentes de inspeção e encaminhados para uma fábrica de ração no município de Vila Maria. O leite confiscado foi descartado em um dos laticínios registrados no SIM.
A secretária do Interior, Liliane Rebechi, afirmou que as fiscalizações aos produtos de origem animal realizadas pelos agentes do SIM no município terão continuidade permanente por parte da Secretaria, uma vez que ações dessa natureza auxiliam na proteção e promoção da saúde da população. Liliane também pediu aos microempreendedores da área de produção de alimentos de Passo Fundo que procurem o Serviço de Inspeção Municipal para legalizar a sua empresa, caso ela esteja irregular.
Em relação aos consumidores, a secretária pede que observem o prazo de validade dos produtos, além da procedência e comprovação de atuação de órgão de inspeção (seja SIF, CISPOA e/ou SIM de Passo Fundo). "Aproveito para convocar os consumidores a contribuírem com o SIM, registrando qualquer suspeita de comércio de produto de origem animal com qualidade e inocuidade comprometida ou irregular perante a legislação, com ênfase ao abate clandestino”, destacou Liliane.
A Secretaria do Interior e o órgão de inspeção municipal estão instalados na rua Teixeira Soares, nº 625, fundos do antigo quartel do exército. O telefone para contato é o (54) 311-1193 e o e-mail, [email protected].
Novas apreensões no município
· 1 min de leitura