A Prefeitura de Passo Fundo recebeu a confirmação pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, da aprovação do projeto para a construção de um Centro de Referência e Atenção à Mulher Vítima de Violência. O valor total do projeto é de R$ 545,490,00.
Com o intuito de promover o reconhecimento e o acesso aos direitos das mulheres vítimas de violência, a Coordenadoria de Projetos Especiais e Captação de Recursos realizou a consolidação deste importante convênio. “Este é um pleito que apresentamos no início do ano, quando enviamos uma carta de referência ao Governo Federal, elaborando toda a documentação para a confirmação da aprovação do projeto. É uma das demandas da nossa cidade que se cogita há muito tempo e, com confirmação do projeto vamos colocar em prática este importante centro para a consolidação de políticas públicas na proteção das mulheres. Ainda, é importante frisar o trabalho da servidora Marisa Rocco na busca das
exigências do edital”, destacou o coordenador Edson Nunes.
O local será um espaço de atendimento psicológico, social, jurídico e educacional, articulando os serviços que contribuem direta e indiretamente para o fortalecimento da mulher, resgatando a autoestima e proporcionando condições pessoais para a conquista da cidadania das mulheres da cidade.
A sustentabilidade do projeto seguirá as políticas locais, a partir da implantação do Centro. Os materiais adquiridos pelo convênio ficarão em poder da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), que já realiza a coordenação e o atendimento da Casa de Abrigo da Mulher vítima de Violência.
Com a implementação do Centro, a atuação terá como principal foco a melhora da saúde física e mental da mulher, além da queda nos índices da criminalidade contra a mulher, retorno escolar e autonomia financeira.
As beneficiárias do atendimento serão mulheres de qualquer idade que sofrem ou sofreram violência doméstica, sexual, física, psicológica, assédio moral e sexual – independente da cor raça, etnia, orientação sexual ou situação social, econômica e cultural.
Passo Fundo conquista Centro de Referência e Atenção à Mulher Vítima de Violência
· 1 min de leitura