OPINIÃO

Fontes em Off - 03/10/2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ecoponto I
Cerca de 40 Toneladas de pneus foram retiradas do Ecoponto nos últimos dias para que o funcionamento seja normalizado. Durante 20 dias, as empresas responsáveis pela coleta de pneus no Ecoponto deixaram de realizar o serviço, gerando superlotação e o recebimento de pneus teve que ser suspenso. O município destina cerca de 15 a 18 toneladas de pneus usados por semana, através de 1 ou 2 cargas, para Santa Catarina e São Paulo. Esse material é reaproveitado como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos de quadras poliesportivas, pisos industriais, tapetes para automóveis, além da possibilidade de serem transformados em componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.

Ecoponto II
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Enilson Silva Gonçalves, muitos pneus são depositados, de maneira irregular, pela comunidade na área externa do Ecoponto e em horários que o serviço não está sendo oferecido. O descarte fora do horário e na área externa poderá se passível de multa. Segundo a secretaria, no local nunca foi encontrado foco de dengue pela Vigilância Sanitária. A previsão é que o Ecoponto possa voltar a receber pneus na próxima semana.

Ecoponto III
O secretário ressalta, ainda, que antes de levar os pneus até o local é preciso pegar uma autorização na Secretaria de Meio Ambiente, que fica localizada na Rua Uruguai, nº 760, no centro. O Ecoponto fica junto à pedreira na Perimetral Leste ERS 135, no Parque Farroupilha e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Mulheres

A Prefeitura de Passo Fundo recebeu a confirmação pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, da aprovação do projeto para a construção de um Centro de Referência e Atenção à Mulher Vítima de Violência. O valor total do projeto é de R$ 545 mil. Com o intuito de promover o reconhecimento e o acesso aos direitos das mulheres vítimas de violência, a Coordenadoria de Projetos Especiais e Captação de Recursos realizou a consolidação do convênio. O local será um espaço de atendimento psicológico, social, jurídico e educacional, articulando os serviços que contribuem direta e indiretamente para o fortalecimento da mulher, resgatando a autoestima e proporcionando condições pessoais para a conquista da cidadania das mulheres da cidade.

Mentes brilhantes
As provas de lógica da primeira etapa do Projeto Mentes Brilhantes já estão sendo respondidas pelos estudantes do ensino médio de Passo Fundo, tanto em escolas públicas, quanto de particulares. O projeto é desenvolvido pelo PoloSul.org com apoio da UPF, Prefeitura de Passo Fundo e IFSul. Conforme o coordenador do Projeto, professor Eder Pazinatto, até a metade de outubro os estudantes estão sendo desafiados a responder as questões de lógica nas próprias escolas. Em novembro será desenvolvida a segunda etapa com a competição das escolas e suas equipes composta em média por 6 a 8 alunos. A segunda fase está prevista para ocorrer em 06 de novembro.

Protocolo
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através do Serviço de Hemoterapia (SH) promove no dia 04 de outubro, o Workshop Protocolo de Medicina Transfusional Materno- Infantil do HSVP, voltado para profissionais da área. O evento será realizado no auditório da AMEPLAN, Rua Uruguai, 2001. O objetivo do encontro é a atualização de conhecimentos e aprimoramento de técnicas. Mais informações (54) 3316 4087.

Reajuste
As tarifas de ônibus interestaduais e internacionais com percurso superior a 75 quilômetros – as chamadas linhas de longa distância – serão reajustadas em 6,9% a partir desta quinta-feira. A autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi publicada na edição de ontem.

Mais médicos
A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, que não houve ilegalidade na conduta ética de dois médicos de Pernambuco que participam como tutores do Programa Mais Médicos. Com base em argumentos apresentados pela AGU, a 3ª Vara Federal de Pernambuco determinou a suspensão da sindicância aberta pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) contra os profissionais. A decisão foi divulgada ontem.

Gostou? Compartilhe