Neste sábado (5), Dia Interamericano da Água, Passo Fundo será a anfitriã das comemorações de abertura da XX Semana Interamericana da Água e da XIII Semana Estadual da Água. Até 12 de outubro, uma intensa programação será desenvolvida em diversos municípios do Estado. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção RS (Abes-RS) em parceira com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e centenas de outras entidades governamentais e da sociedade civil.
Nesta edição, o tema que norteará os trabalhos é "Cuidar do arroio é proteger a água", chamando a atenção para os pequenos mananciais, que têm importância fundamental nas bacias hidrográficas. Além disso, os arroios geralmente têm para a população um significado afetivo, sendo relacionados a vivências positivas gravadas como boas recordações que remetem à infância e a momentos agradáveis.
Para marcar o início desta temporada de celebração e debates, a Corsan preparou atividades especiais para a criançada. Durante o dia, estará montada junto ao rio Passo Fundo, ao lado da Câmara de Vereadores, a Estação das Águas. Trata-se de uma série de brinquedos infláveis que educam enquanto divertem.
São cinco estruturas gigantes que propõem jogos baseados na educação ambiental, todas orientadas por monitores. Entre outros destaques do dia estão a apresentação do musical "Planetinha Saúde", com o músico Beto Hermann, exposições e outras atrações.
A abertura da Semana Interamericana da Água está sendo promovida em parceria pela Abes-RS, Governo do Estado do RS, Corsan, prefeitura de Passo Fundo, Brigada Militar, Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), Agenda 21, Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental (Appa), Associação Beneficente Ensine a Pescar (Abep), Comitê de Bacia Hidrográfica Passo Fundo (CBHPF), Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Saneamento (Sindiágua).