Água para todos

Aluna de Passo Fundo vence concurso de redação no RS e aguarda resultado da fase nacional

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A abordagem sobre a mortandade de peixes ocorrida em julho deste ano, em uma lagoa de Erechim, provocada por um líquido tóxico de uma empresa, fez da estudante Amanda Eduarda Dornelles de Góes, 12 anos, vencedora de um concurso de redação promovido pelo Instituto Ayrton Senna. Depois de ganhar a fase regional e estadual, ela aguarda com ansiedade o resultado nacional, previsto para o final deste mês. Aluna da escola estadual Maria Dolores Freitas Barros, na vila Santa Marta, Amanda participa do Acelera Brasil para recuperar dois anos de defasagem escolar. “Quando estava na 2ª série, faltava muita aula. Não gostava de estudar como agora” revela. Criado em 1997, pelo Instituto, em parceria com as secretarias estaduais de educação, o programa combate a repetência e corrige a distorção entre idade e série que o aluno frequenta. Utilizando um material didático específico, a turma de Amanda é formada por 10 estudantes, e deve acelerar do 5º para o 7º ano. 

Na edição deste ano, o concurso cultural Construindo um novo planeta trabalhou o tema “Água para todos: Cooperação pela vida!”. Responsável pela turma do Acelera na escola, a professora Cleida Regina de Souza Machado recebeu o material do concurso em julho e lançou o desafio aos alunos. Após examinar minuciosamente cada item do regulamento, ela envolveu o grupo em um trabalho de pesquisa sobre o assunto. Antes de colocar as ideias no papel, os estudantes identificaram e debateram sobre alguns crimes ambientais ocorridos na região. Sensibilizada pela mortandade de quase quatro toneladas de peixes em uma lagoa, no município de Erechim, Amanda deu seu recado e deixou para trás mais de dois mil textos.

Pelo regulamento do concurso, na primeira etapa, a 7ª Coordenadoria Regional de Educação recebeu quatro redações, vencedoras em suas respectivas escolas, para avaliar a melhor. Já na fase estadual, cada CRE, no total de 24, encaminhou para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o texto vencedor de cada região. Amanda novamente ficou em primeiro lugar e será a representante do RS no concurso nacional. Serão premiados os três primeiros classificados em cerimônia realizada no Instituto Ayrton Senna, em São Paulo, com todas as despesas pagas. “Não tinha intenção de ganhar, mas de participar. Fiquei muito feliz. Minha avó disse que está rezando para eu ganhar novamente. Ela pensa que é um sorteio” brinca.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe