Mês de lembrar o cuidado com a saúde da mulher

Diversas entidades, instituições e empresas estão engajadas ao Outubro Rosa. Objetivo é o de lembrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A campanha Outubro Rosa incentiva mulheres a prevenirem-se do câncer de mama, doença que acomete 52 a cada 100 mil mulheres. Para enfatizar este fato, outubro é rosa no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), assim como em diversos outros locais.

A médica radiologista Daniele Cavalheiro Vieira Floss, do Centro de Imagem da Mama (CIM-HSVP) ressalta que trinta pessoas morrem por dia, no Brasil, em decorrência do câncer de mama. “Atualmente parece haver um maior número de casos de câncer de mama, principalmente, devido a dois fatores: aumento das taxas de diagnóstico, especialmente pela maior conscientização das mulheres quanto à importância de realizar os seus exames de rotina anuais, além da melhora da qualidade dos exames de imagem; e aumento dos fatores de risco, devido à mudança no padrão de vida das mulheres – nunca ter tido filhos, idade da primeira gestação acima dos 30 anos, maus hábitos alimentares, obesidade e tabagismo”, destacou a especialista.

O câncer de mama inicial não apresenta sintomas. Daniele informa que somente em um estágio avançado aparecem sintomas, tais como: nódulo na mama ou na axila, alteração no tamanho, no formato ou na textura da mama ou do mamilo, entre outros. Para o diagnóstico do câncer de mama, a especialista ressalta que a mamografia é o método de imagem mais indicado. “O principal objetivo dos métodos de diagnóstico por imagem da mama é permitir o diagnóstico precoce do câncer, possibilitando a paciente realizar um tratamento adequado e consequentemente conseguir a cura”.

Superando o câncer aos 35 e 67 anos
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, no entanto sua incidência cresce rápido e progressivamente acima desta faixa etária. Porém, a prevenção deve ser feita desde cedo. Com 35 anos, Cleci Melo, de Pontão, descobriu que estava com câncer de mama. Para ela o começo foi muito difícil e as incertezas da doença assustaram. Hoje, Cleci está prestes a terminar o tratamento de radioterapia e aconselha a todas as mulheres a realizarem sempre os exames de rotina. “Eu senti um caroço no seio e então procurei ajuda médica. Fui encaminhada para os exames e comprovou que eu estava com câncer. Desde este momento, comecei a fazer as sessões de radioterapia”. Fiel aos exames de rotina, Iracilda Alvina de Oliveira, 67 anos, de Trindade do Sul descobriu o nódulo quando ainda estava no estágio inicial. “Eu digo para as mulheres que façam exames de rotina. É muito importante para a saúde de vocês, seja qual for a idade, tem que se cuidar”, afirma contente por também estar encerrando seu tratamento.

Coleurb também na campanha Outubro Rosa
Pelo segundo ano consecutivo, a Coleurb está engajada na campanha Outubro Rosa. Durante todo o mês, várias ações serão realizadas com o objetivo de conscientizar e prevenir o câncer de mama, que atinge homens e mulheres. A primeira atividade, nesta semana, foi a divulgação de cartazes, junto aos murais internos, os quais serão atualizados e substituídos no decorrer do mês, buscando informar a todos sobre o câncer de mama. Também, foram distribuídas a todos os colaboradores, fitas rosas que serão utilizadas até o final de outubro.
Diálogos de segurança, distribuição de folders e palestra com especialista na área são algumas das demais atividades programadas para o período, devendo envolver todos os colaboradores.

Gostou? Compartilhe