Pelo menos 60% das águas que formam o delta do Guaíba têm a colaboração da bacia do rio Jacuí, cuja nascente está em Passo Fundo. O município também é responsável pelo abastecimento de 50% da água consumida em todo o Rio Grande do Sul. Em função deste potencial hídrico, aliado às ações de preservação dos mananciais, a cidade conhecida como berço das águas, foi escolhida para ser a sede do lançamento da XX Semana Interamericana e XIII Semana Estadual da Água. A programação inicia hoje, (sábado), a partir das 9h, na Travessa Poder Legislativo, às margens do Rio Passo Fundo, junto à Câmara de Vereadores, e segue até o dia 12 de outubro.
Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção RS (Abes-RS) em parceira com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e centenas de outras entidades governamentais e da sociedade civil, a edição deste ano terá como tema “Cuidar do arroio é proteger a água”. A intenção, segundo o operador da Agenda 21 em Passo Fundo, Carlos Eduardo Sander, é chamar a atenção para a importância dos pequenos mananciais.
A programação inicia a partir das 9horas, com diversas atividades. O ato solene está marcado para às 11horas. A Corsan preparou atividades especiais para a criançada. Durante o dia, estará montada junto ao rio Passo Fundo, ao lado da Câmara de Vereadores, a Estação das Águas. Trata-se de uma série de brinquedos infláveis que educam enquanto divertem. São cinco estruturas gigantes que propõem jogos baseados na educação ambiental, todas orientadas por monitores. Entre outros destaques do dia estão a apresentação do musical "Planetinha Saúde", com o músico Beto Hermann, exposições e outras atrações.
Serviço:
O quê: abertura da XX Semana Interamericana da Água e da XIII Semana Estadual da Água
Quando: sábado, 5 de outubro
Onde: Travessa Poder Legislativo, às margens do Rio Passo Fundo, junto à Câmara de Vereadores (Passo Fundo)
Horário: solenidade de abertura, 11h
Estação das Águas: 9h às 16h