OPINIÃO

Fatos - 05 e 06/10/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Marco
Para o Promotor de Justiça Paulo Cirne, a redução do valor da tarifa do transporte coletivo de Passo Fundo, atendendo a orientação do relatório do MP que apontou divergências no cálculo, é um marco para que se estabeleça uma mudança na forma como o processo é realizado. O estudo do MP demonstra a utilização de um método ultrapassado que deve ser reavaliado. Essa conclusão só foi possível porque os movimentos das ruas levaram ao Ministério Público um pedido para que as planilhas fossem revistas e o aumento da passagem fosse revogado. O documento assinado pelo Comitê de Lutas Sociais e entregue no mês de abril acreditou que isso pudesse acontecer.  A atitude foi reforçada pela histórica manifestação de junho que reuniu milhares de passo-fundenses na Avenida Brasil, numa noite fria e chuvosa.  A voz das ruas teve força de decisão. É um marco.

Desfiliação
O ex-prefeito de Passo Fundo Osvaldo Gomes deixou o PMDB e deve oficializar o ingresso no PP. O pedido de desfiliação de Gomes foi entregue no diretório peemedebista pelo presidente do diretório do PP, Valdir Mendes, na tarde desta sexta-feira. Neste sábado, o PP deve oficializar a filiação. Gomes não deverá concorrer, embora tenha providenciado a filiação no novo partido dentro do prazo legal estabelecido por lei. Mas, será um ótimo cabo eleitoral de Rafael Bortoluzzi, que foi o seu candidato a vice na eleição do ano passado e vai concorrer a deputado estadual em 2014. Um gesto de fidelidade ao companheiro de chapa e agora de partido.

Declaração
“Ninguém pode se orgulhar de entregar uma obra mal acabada e de péssima qualidade como o Ginásio Teixeirinha. Uma obra que se quer foi entregue para a comunidade, porque nunca foi usada para o fim proposto”. Desabafo do prefeito Luciano Azevedo, em entrevista dada ontem ao programa Frente a Frente da Rádio Planalto, apresentado por Luiz Carlos Carvalho.

Rede
Depois de ouvir um não do Tribunal Superior Eleitoral sobre a criação da Rede, Marina Silva estuda as possibilidades que lhe restam. Ontem, anunciou para jornalistas que a decisão de ingressar em outro partido será programática. Uma das possibilidades ventiladas pela crônica política é de Marina estaria inclinada a aceitar o convite de Roberto Freire para ingressar no PPS. Alternativa para, depois de criar a Rede (porque o processo segue), de fusão entre os dois partidos.  

Campanha
O senador Aécio Neves estará no Estado, no dia 18. Vai participar de ato político em São Leopoldo. Pré-candidatos à Presidência focam no RS, estado que foi adotado pela presidente Dilma Rousseff, que é mineira. 

Gostou? Compartilhe