OPINIÃO

Iogurte e ômega-3 ajudam no emagrecimento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O iogurte tem extraordinárias propriedades salutares ao organismo: dá proteção ao estômago e auxilia no emagrecimento. Esta afirmação tem respaldo em recentes estudos promovidos pela Universidade do Tennesee, nos Estados Unidos. Deve-se informar ainda que o iogurte faz bem aos músculos e ajuda os ossos, eis que rico em cálcio.

Assim, recomenda-se a ingestão habitual de iogurte, de preferência o desnatado. Alerta-se, para que as pessoas fiquem de olho no rótulo e não comprem gato por lebre, ou seja, bebidas lácteas por iogurte. Aquelas não oferecem os mesmos benefícios deste.

De fundamental importância é não optar por iogurtes que contenham açúcar, corantes e aromatizantes. O correto, o ideal, é fazer a opção pelo iogurte natural e ainda desnatado e ingerir com frutas frescas ou cereais.

Ademais, é necessário dizer e enfatizar que o equilíbrio (moderação) deve estar sempre presente quando se trata de alimentação. Aliás, a moderação e o equilíbrio devem fazer parte do nosso dia a dia.

Como o iogurte é rico em probióticos (lactobacilos), ele melhora a saúde do intestino. Sua ação aumenta a absorção de vitaminas e minerais, causando a sensação de saciedade.

Não se pode esquecer, entretanto, que o iogurte e o leite fermentado probióticos têm o condão de reduzir o colesterol mau e melhorar as defesas do organismo. Além disso, reduz o risco de infecções na mucosa do estômago e de câncer de cólon.

Não podemos esquecer que ômega-3 também ajuda a emagrecer. Assim, recomenda-se o consumo regular da linhaça e dos peixes de água fria, como: salmão, truta, sardinha, atum e outros... É claro, que jamais devemos esquecer o consumo de azeite extra-virgem, porém, aqueles de boa qualidade.

Dentre os benefícios já mencionados, ômega-3 ajuda a combater as inflamações nas artérias, eis que é um potencial anti-inflamatório.

 

Ana Maria Bueno, nutricionista clínica / Personal Nutri, com especialização em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição nos Ciclos da Vida e em Cirurgia Bariátrica

 

Gostou? Compartilhe